Agentes de endemias visitam casas e comércios no trabalho contra a dengue

Sapiranga – O trabalho contra o mosquito da dengue não cessa e a atenção dos agentes de endemias em Sapiranga segue intensa. Com trabalhos em todos os bairros da cidade, as equipes da Saúde visitam moradias e comércios, de segunda a sexta-feira, para encontrar possíveis focos do mosquito, orientar a população e atuar contra a proliferação do mosquito.

 

Nossa equipe acompanhou o trabalho de uma dupla de agentes na última sexta-feira (17), onde foi observado o contato com a comunidade, a coleta de materiais para observar a existência ou não de larvas do mosquito, e também para entender mais sobre essa atividade.

As agentes de endemia Ana Paula Veiga e Sirlei do Carmo passaram por algumas ruas do bairro Santa Fé, onde buscaram analisar o pátio das residências e dialogar com os moradores sobre as medidas que devem ser tomadas para cuidar do assunto e evitar o aumento de casos não somente no bairro onde estavam atuando, mas em todo o município.

Segundo Ana Paula, Sapiranga se encontra em uma situação delicada e isso se dá pelas análises realizadas em diferentes cantos da cidade. “Nós avaliamos que está muito perigoso, muitos bairros (com focos). O que nós temos de ‘norte’ são as nossas armadilhas que foram instaladas em pontos quentes. A partir disso, trabalhamos para controlar esses bairros”. Os pontos quentes são regiões que, no ano passado, apresentaram grande número de casos durante a epidemia.

Equipes checam e dão orientações

O trabalho dos agentes consiste na visita aos bairros, solicitação de entrada no domicílio/comércio e, com a permissão, o ato de vistoria dos pátios, onde são feitas coletas e averiguações sobre a presença ou a ausência do Aedes aegypti. Quando os agentes observam um possível foco do mosquito, este recipiente é devidamente limpo para evitar o depósito de ovos. Ainda, é tarefa das equipes de Saúde orientar a comunidade sobre como limpar calhas, vasos de flor e outros possíveis pontos de criação do inseto.

Veneno contra a dengue e atenção de todos

A prefeita de Sapiranga, Carina Nath, alerta a comunidade sobre o trabalho dos agentes. “Agentes devidamente identificados visitam as residências e é importante que a comunidade contribua para a realização das atividades. Recebê-los é também uma forma de auxiliar no enfrentamento à dengue”.

Outro fator presente na atuação dos agentes é a aplicação do inseticida, o Cielo. A atividade acontece com aviso prévio aos moradores da localidade contemplada, para que possam abrir a casa no dia e até mexer os móveis para desfazer “esconderijos” do mosquito. A aplicação do Cielo ocorre: no pátio onde há caso(s) confirmados e nos outros pátios do quarteirão; no pátio de caso(s) suspeitos e nas ruas do quarteirão; nas ruas do quarteirão sem incidência de casos.