A solidariedade no momento mais difícil vem através da confecção de máscaras

Casal promove confecção de máscaras para auxiliar Hospital Sapiranga Foto: Felipe Laux

Com a situação do avanço do coronavírus pelo país, estado e municípios, além da pausa nas atividades de grande parte das empresas e comércios (não essenciais), a região tem sido tomada nas últimas semanas por centenas de atitudes de solidariedade. Os gestos de amor ao próximo ocorrem a todo momento em algum canto das cidades de abrangência do Grupo Repercussão. Uma destas ações a equipe do Repercussão conferiu nos últimos dias. É o casal sapiranguense Marcelo Aristides Cardoso, 42 anos, e Sônia de Moura Cardoso, 40 anos.

Com a paralisação em fornecedores, ambos aproveitaram a estrutura do atelier próprio e estão confeccionando máscaras para o Hospital Sapiranga, atuando como voluntários. “Como ficamos isolados, sem poder trabalhar, tivemos ideia de unir o útil ao agradável. Nos informamos para ver se o Hospital precisava de algo. Eles cederam o material e nós estamos entrando com a mão-de-obra, de cortesia. Se a gente protege os outros, nos protegemos também”, explicou Sônia. No total, o casal, com a ajuda de Rosane dos Santos, irmã de Sônia, já produziram 300 máscaras descartáveis até a manhã desta quinta-feira.

Empresário de Parobé doa 5 mil máscaras

O parobeense Dirceu dos Santos também usou a estrutura de sua própria empresa para fazer o bem ao próximo nesta paralisação. Seus colaborares produziram cinco mil máscaras descartáveis, que serão utilizadas pelos servidores da Secretaria Municipal da Saúde e Unidades Básicas de Saúde do município, na prevenção ao coronavírus. A doação ocorreu na tarde da última sexta-feira (27/03) e foi repassada diretamente para a então prefeita em exercício Maria Eliane Nunes, pelo então secretário do Desenvolvimento Econômico, Éder Pinheiro, e pela servidora da Secretaria da Saúde, Betânia dos Passos.

Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom articula confecção de máscaras com ex-alunas

Por mais uma semana, sete ex-alunas da Escola do Sapateiro, coodenadores, diretoras do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom e funcionários da instituição estão empenhados em uma missão para lá de especial: confeccionar milhares de máscaras que serão doadas ao Hospital Dr. Lauro Reus. O coordenador da Escola e vereador, Tiago Souza (PC do B), detalha que são produzidas 100 unidades por dia: “Recebi uma mensagem de uma corrente de voluntários que pretendiam ajudar os profissionais da saúde, pois estava faltando máscaras no mercado. Contatei ex-alunas e integrantes do Sindicato, formando uma corrente muito bacana e de forma anônima, estamos fazendo a nossa parte. Todo o material é fornecido pela direção do Hospital e por empresários”, destaca Tiago.

Gravataria reúne artesãs e costureiras locais

Quando os empreendedores do ramo da moda, Bruno Kruger e Douglas Saft, leram na internet que o Hospital Dr. Lauro Reus, de Campo Bom, necessitava de doações de itens básicos como máscaras e aventais, ambos não pensaram duas vezes. Era o momento certo para arregaçar as mangas, conferir o estoque de linhas e contribuir na superação deste momento extremamente delicado que a humanidade enfrenta. Enquanto seguem as determinações de isolamento social, os micro-empresários decidiram ser solidários e ajudar a prefeitura confeccionando máscaras para as equipes de voluntários que atuam, em Campo Bom, orientados pela Secretaria de Saúde. Depois de um contato com o prefeito Luciano Orsi, Douglas e Bruno identificaram a necessidade por máscaras e passaram a produzir os itens do próprio atelier: “Contatamos outras costureiras e passamos a produzir os itens com orientação da Secretaria de Saúde de Campo Bom. Toda a produção é liderada pela Gravataria Dois Maridos, de Campo Bom.