Médica cubana prestes a atender em Araricá

Araricá – Uma das grandes diferenças que a médica cubana, Alba Rosa Elizalde, 45 anos, notou entre o Brasil e a ilha caribenha está no clima. “Está muito frio. Ainda não vi o sol”, disse em tom de brincadeira durante a sua apresentação à equipe de profissionais da saúde no município. Um dos mais entusiasmados com a chegada da médica cubana, que possui mestrado em assessoramento genético e é formada em Medicina Geral Integral, é o prefeito Sergio Machado. “Os médicos cubanos possuem um ensino de medicina avançado. Ela é muito capacitada e sem dúvidas ajudará a população”, assegurou. Diferente de outras lideranças nacionais, o prefeito é um defensor do programa. 

Prefeito rebate Cremers
*Um dos pontos que o prefeito Sergio Machado fez questão de destacar durante a apresentação da médica cubana, Alba Rosa Elizalde, ao grupo de técnicos da Secretaria de Saúde e lideranças do município foi o discurso `torto’ do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers).
*A contrariedade do prefeito com a generalização feita pelo Cremers de que os médicos não trabalham no interior do Estado (caso de Araricá), por falta de estrutura foi criticada pelo prefeito que é enfermeiro. “Isso é um discurso de quem não conhece por completo a realidade de todos os municípios”, citou em tom de cobrança.
*Para ele (e para a médica cubana que conferiu toda a estrutura do Posto Central do município) a estrutura é excelente. “E o que o município não dispõe nos postos, o convênio com o Hospital Sapiranga nos dá toda a assistência necessária”, comenta.
*O prefeito ressaltou ainda a capacidade de atendimento de até quatro pacientes por hora da doutora. “Espero cumprir as expectativas. Quero fazer um bom trabalho”, disse Alba.
*Alba ficará em uma casa que terá o seu aluguel custeado pela Prefeitura, assim como toda a sua despesas com alimentação. 
Mais um
“Quando o Ministério da Saúde abrir novo período de inscrição para os municípios, colocaremos o nome de Araricá como interessado. Minha meta é ter dois profissionais cubanos atuando”, planeja o prefeito.