Serviço de transportes da Uber conta com motoristas atuando pela região

Transportes | Região já conta com o serviço. Taxista de Sapiranga dá sua opinião

O controverso serviço de transportes da Uber chegou na região de circulação do Jornal Repercussão. Moradores de Sapiranga e Campo Bom já podem pedir corridas através do Uber, que também oferece transporte para as cidades de Araricá e Nova Hartz. O serviço, que funciona através de um aplicativo de celular, disponível gratuitamente para download, usa o GPS do aparelho celular para solicitação de corridas. Uma vez que a corrida é confirmada, é possível acompanhar em tempo real o deslocamento do veículo até sua localização. Quando o motorista está a um minuto de distância do local, o usuário recebe notificação no celular.

Assim como o motorista, que tem cadastro no app e pode ser avaliado, o cliente também tem seu cadastro e avaliações – o motorista chega no local sabendo o nome do passageiro e o cliente tem o nome do motorista e a placa e tipo de veículo, antes da chegada do carro. Todo o cadastro de informações, inclusive das formas de pagamento – que permite pagamento em cartão, evitando a necessidade de carregar dinheiro vivo – são feitas pelo aplicativo. Na região, a maioria das corridas são solicitadas em finais de semana ou à noite – mas fique ligado: em domingo, os motoristas do Uber costumam folgar.

Localização dos veículos em tempo real

Quando o usuário abre o aplicativo para solicitação de corridas, é possível verificar a localização dos motoristas no município, em tempo real, através do GPS.

A visão dos taxistas sobre o assunto

– Daniel Gomes, presidente da Associação dos Transportes Autônomos de Sapiranga, comenta que os taxistas já sentem o impacto dos serviços do Uber no município. “Infelizmente sofremos um impacto importante no número de corridas, alguns colegas taxistas sentiram mais, outros menos, mas de maneira geral houve uma baixa. Principalmente no período noturno, corridas de pub e baladas em geral”, esclarece ele.

– “Qualifico como transporte clandestino todo tipo de transporte não regulamentado”, diz Daniel, que também fala sobre a concorrência com veículos do Uber. “Acho que a comunidade sempre teve e sempre terá o poder de escolha, desde a qualidade dos automóveis até preços, pois o desconto sobre o valor do taxímetro há muito tempo vem sendo praticado. Importante salientar que em Sapiranga a tarifa ficou congelada por 10 anos. De 2003 a 2013 não tivemos reajuste”, revela.

– “Não somos contra os motoristas por app. Existe outra “categoria” que se passa por Uber e usa o nome do app para divulgar seu número particular. É comum eles ligarem o aplicativo para captar clientes da plataforma, podendo aplicar o valor que lhes convêm sem qualquer parâmetro, sem taxímetro físico ou virtual. Muitos clientes voltam ao uso do táxi e nos relatam o ocorrido – ou seja, o próprio app está sendo burlado”, conta. Daniel também enfatiza o procedimento necessário para ter um táxi, que é preciso passar por licitação e ter uma série de documentos, além de realizar curso para taxistas e pagar impostos. “Por esses motivos que achamos ser concorrência desleal.“