Semana do Turismo de Sapiranga com caminhada e passeio de bike pelo Morro Ferrabraz

Sapiranga – Tem início neste domingo, 24 de setembro, a Semana do Turismo de Sapiranga, promoção da Prefeitura de Sapiranga por meio do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. A programação traz palestras, debates, esportes, exposição no Centro de Cultura e atividades diversas. A Caminhada e o Passeio de Bike (mountain bike) ocorrem neste domingo, com saída prevista do campo de pouso e sede da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), na Estrada do Carlão, 725, junto ao Morro Ferrabraz.

A partir das 7 horas ocorre o deslocamento de ônibus até a Igreja da localidade de Picada São Jacó (na zona Rural da cidade), onde às 8 horas, inicia a caminhada em direção ao Alto Ferrabraz. O trajeto de 8 quilômetros de percurso inclui trilhas em meio a Mata Atlântica e uma vista exuberante, no alto do morro, da cidade de Sapiranga e região. A caminhada terá seu final exatamente no campo de pouso da AGVL. O trajeto da caminhada pode ser acessado no site Strava (https://www.strava.com/routes/10132439).

O Passeio de Bike (no estilo iniciantes mountain bike) tem trajeto previsto de 15 quilômetros entre trilhas na mata e estradões de saibro pela zona rural sapiranguense. A inscrição (com doação de dois quilos de alimento não perecível) dá direito ao sorteio de brindes. Informações da caminhada – com inscrição gratuita e opcional com almoço (este pago) – pode ser verificadas em https://www.sprinta.com.br/evento/2537074mrH5C1w ou https://goo.gl/forms/tH0jHcz0xblkIgoJ3

Está incluído no percurso o serviço de ambulância e um ponto para a hidratação dos caminhantes. No almoço pago deve ser servido galeto, massa, arroz, molho, feijão, aipim, farofa, salada no Sítio Kako de Kuia. Além da caminhada e do passeio ciclístico, haverá junto ao campo de pouso/sede da AGVL uma praça de food truck, inscrição para voos de asa delta e demonstração de rapel.

CONVERSANDO
No dia 27 de setembro, quarta-feira, a partir das 9 horas, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga, ocorre o encontro Conversando sobre Turismo. Será um dia dedicado a palestras e debates sobre temáticas do turismo. A programação traz às 9h20 a palestra sobre Turismo e Comércio – CDL Sapiranga; às 10h20, palestra sobre Turismo Rural – Emater de Sapiranga; às 13h15, palestra sobre Patrimônio Histórico – IPHAE; e, às 14h30, a palestra sobre Esportes de Aventura e Turismo – Escola de Voo Cia do Ar.

A Semana do Turismo também promove de 25 a 30 de setembro a exposição de fotos dos atrativos turísticos de Sapiranga, que ficará no saguão do Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck.

SEMANA DO TURISMO DE SAPIRANGA
PROGRAMAÇÃO

24 de setembro – Domingo
8 horas – Caminhada e Passeio de Bike, com atividades paralelas como praça de food truck, inscrição para voos de asa delta e demonstração de rapel junto ao campo de pouso da AGVL, na base do Morro Ferrabraz.

25 a 30 de setembro – Segunda-feira a sábado
Exposição de fotos dos atrativos turísticos de Sapiranga no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck.

27 de setembro – Quarta-feira
9 horas – Abertura do ciclo de palestras e debates Conversando sobre Turismo na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga
9h20 – Palestra sobre Turismo e Comércio – CDL Sapiranga;
10h20 – Palestra sobre Turismo Rural – Emater de Sapiranga
13h15 – Palestra sobre Patrimônio Histórico – IPHAE;
14h30 – Palestra sobre Esportes de Aventura e Turismo – Escola de Voo Cia do Ar.