Projeto de alunos da La Salle faz sucesso na Febrace e é aprovado por cadeirantes

Rampa Portátil Móvel | Alunos estiveram em SP na última semana, na Febrace

“Você trocaria de lugar comigo?”, dizem as placas instaladas ao lado de vagas de estacionamento para deficientes físicos em Sapiranga. A ação, idealizada pelo vereador Sandro Seixas (DEM), inspirou outro projeto relacionado a acessibilidade, desta vez de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) La Salle. “Não tínhamos nenhum cadeirante nas nossas famílias, mas quando definimos o tema da acessibilidade, as placas das vagas nos chamaram atenção e nos colocamos no lugar deles”, diz Eduarda Ew dos Reis, que é integrante do grupo de estudantes que apresentou o projeto “Rampa Portátil Móvel: Uma Alternativa para a Falta de Acessibilidade” na Febrace, na última semana.

Como conta Vanderlize San Martins de Lima, professora de Geografia que orientou o projeto, o estudo começou como parte da feira da escola. “Cada professor conselheiro deveria orientar sua turma e desenvolver um tema. Com o tema da acessibilidade, a ideia da rampa portátil surgiu a partir das observações deles. Em um primeiro momento, trabalhávamos no projeto em sala de aula, por um período ou dois por semana. Depois, restringimos o trabalho a apenas um grupo de alunos, que passou a vir para a escola no contraturno. Uma vez identificado o problema da acessibilidade, buscaram soluções”, diz.

Observações na cidade e experiência em SP

“Em suas observações, os alunos perceberam que nem todos os estabelecimentos comerciais tinham rampas, as calçadas não tinham continuidade de rampas e as próprias calçadas eram ruins pros cadeirantes. “Nosso protótipo foi testado por cadeirantes, que disseram que era uma ótima alternativa e até comerciantes mostraram interesse”, conta a professora. “A ideia do projeto é que os cadeirantes sejam vistos como pessoas que merecem ter sua dignidade”, considera Vanderlize.

Na Febrace, o projeto chamou atenção dos avaliadores. “É um trabalho que nos deu muito orgulho. Os avaliadores foram muito compreensivos na Febrace, e nos deram muitos conselhos, até porque muitos eram engenheiros ou da área da arquitetura. Agora, vamos buscar apoio para poder construir as rampas em diferentes materiais”, comenta a aluna Eduarda.

Para ganhar a vaga na feira em SP, os alunos foram selecionados na Femint, feira do município sapiranguense. Quem quiser ajudar com recursos para a rampa, pode entrar em contato com o grupo através da página do projeto no Facebook, “Acessibilidade La Salle.”

Crédito da foto: Secretaria Municipal de Educação/Sapiranga

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664