Otimismo será uma das marcas da Couromoda 2018, que terá empresas locais - Jornal Repercussão Jornal Repercussão
Jed_Comunicação Anúncio Site JR_PoupeCredi_2
Jed_Comunicação Anúncio Site JR_PoupeCredi_1

Região – O setor calçadista brasileiro está com os olhos voltados para a 45ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda – Couromoda, que acontece entre os dias 15 e 18 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Considerada a maior feira de lançamentos de outono-inverno do setor da América Latina, a mostra deve apresentar mais de duas mil coleções de calçados e acessórios, além de informações pertinentes ao setor, em eventos paralelos.

Em 2018, o cenário de recuperação econômica promete refletir em boas vendas aos calçadistas, e quem sabe, até mesmo oportunizar novas vagas no mercado de trabalho.

Em Sapiranga, de janeiro a novembro de 2017, foram geradas 425 vagas na indústria calçadista. Este percentual é maior do que o registrado em 2016, quando o setor do calçado perdeu 185 vagas, ficando com saldo negativo. Por outro lado, em Campo Bom, durante todo o ano de 2016, o setor calçadista gerou 528 vagas: ou seja, contratou mais do que demitiu.

Mas, nem só de números positivos vive o setor. Em Campo Bom, ao longo de 2017, as indústrias de calçados mais demitiram do que contrataram: foram perdidas 441 vagas, conforme mostram dados do CAGED.

Sapiranga segue apoiando empresas locais

Onze empresas de Sapiranga estarão presentes na 45.ª Couromoda. O Município, mais uma vez, estará auxiliando as empresas locais na exposição de seu produtos voltados para as coleções outono-inverno. “Esta foi uma iniciativa que deu certo, com a Administração Municipal possibilitando, através de auxílio nos estandes, as nossas empresas terem a possibilidade de mostrar e comercializar seus produtos em eventos importantes do calendário coureiro-calçadistas. Esta ação resulta no crescimento dos empreendimentos, gerando emprego e renda na cidade”, destaca a prefeita Corinha Molling.

Secretário avalia a Feira

“A mostra tem importância significativa para as empresas sapiranguenses pela visitação por parte dos lojistas, impulsionando aumento de vendas e pedidos. E vale ressaltar a importância da boa colocação dos estandes, que estarão, neste ano, próximos à entrada da feira. A feira oportuniza negócios rentáveis e ampliação de seus contatos com lojistas nacionais e internacionais”, destaca o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Luis Fernando Hanauer.

Secretário comenta momento econômico

Com a divulgação de índices econômicos favoráveis e os sinais da economia melhorando, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campo Bom, Mateus Menezes, acredita em uma retomada industrial em 2018. “Esses índices para a indústria é importante, pois todo sinal de recuperação reflete na indústria. Assim como a indústria sentiu na crise os momentos difíceis. Por outro lado, é importante a ida das nossas empresas para a Couromoda para fomentar novos negócios e aproveitar esse momento positivo. O mercado começa a dar sinais de que vai vivenciar um crescimento. Por isso, é importante que nossos empresários participem da feira para estar em contato com o mercado”, pondera Mateus.

Na avaliação de Mateus, a participação de feiras de negócios possibilita a expanção e realização de novos negócios. “Este incentivo concedido pela Prefeitura integra o Programa Campo Bom para Negócios. Vinculamos a participação na feira à empresa estar participando de uma ação de qualificação”, cita.

Empresas qualificadas para crescer

Mas, não basta apenas o empresário querer participar das principais feiras do setor. Para ter direito, a Prefeitura de Campo Bom impõe que os industriais campo-bonenses participem de capacitações e de consultorias. “Promovemos esses momentos de qualificação rotineiramente. Com isso, os empresários têm a oportunidade de melhorar seus indicadores de gestão e de processos. Entendemos que uma empresa ir para uma feira, sem ter um domínio do seu negócio, de maneira rentável e eficaz, acaba participando da feira só para vender, e não conseguirá entregar aquilo que o mercado necessita”, contextualiza Mateus Menezes. Atualmente, 33 empresas campo-bonenses estão se qualificando. Na Couromoda, participarão as empresas Tricouro, Rio de Luz e Bolsas Cordi. A Prefeitura investiu R$ 50 mil nesta ação.

anuncio-delicia-728-90

Global Imóveis atua em quatro cidades da região

Geral

Sapiranga constrói escola para mais de 300 cria...

Geral

Vispada é organizada para custear tratamento de...

Geral
Delícia Padaria e Confeitaria

Castração de cães somente daqueles recolhidos pelo CCZ

Geral

Rodoviária fecha e deixa usuários sem referência em Nova Hartz

Geral

Julgamento de Lula no TRF-4 mobiliza esquerda d...

Política

Balardin responderá pela presidência da Câmara ...

Política

Por mulher, homens trocam tiros e são presos pe...

Polícia
Delícia Padaria e Confeitaria

Traficantes são presos pela Brigada Militar em Sapiranga

Polícia

Obra que leva água aos arariquenses avança

Geral

anuncio-delicia-728-90