Irmãos Schüler prontos para o Mundial de BMX

Sapiranga – No final deste mês, os irmãos sapiranguenses Julia e Thales Lauffer Schüler, embarcam para a Ásia, onde disputarão o Campeonato Mundial de Ciclismo BMX. A competição acontece de 5 a 9 de junho, na cidade de Baku, no Azerbaijão.

Cada país pode participar com os 16 melhores pilotos de cada categoria. Julia, que está com 15 anos e compete na categoria Girls, e seu irmão Thales, de 12 anos, que está na categoria Boys, são até o momento os dois únicos gaúchos que participarão do Campeonato Mundial de BMX.

Os irmãos têm uma rotina intensa. De terça-feira ao sábado treinam na pista de BMX de Campo Bom (embora sejam moradores de Sapiranga, eles competem pela Liga Campo-Bonense de Bicicross). Em algumas quartas e sextas-feiras realizam treinos nas ruas em busca de melhorar velocidade de giro.

No Mundial no Azerbaijão, Julia e Thales esperam competir em alto nível com pilotos de vários países do mundo. “A gente trabalha ano após ano visando essa competição. Claro que, durante esse período de preparo, várias outras competições surgem, até para testarmos se estamos em um bom nível, mas o nosso foco central sempre é o campeonato mundial”, ressalta Julia.

Campeonato Mundial no Azerbaijão exige alto investimento financeiro

Os jovens já participaram de diversos campeonatos, entre eles o brasileiro e mundial, sempre se destacando entre os primeiros colocados ou trazendo títulos para casa. Para participarem desta competição, a família dos pilotos terá que realizar um grande investimento, em torno de R$ 40 mil. Até o momento os irmãos não têm patrocinadores. Quem quiser patrocinar a dupla pode entrar em contato pelo fone (51) 999-884-532, com Cassio Schüler.

Evolução marca competição

Julia ainda destacou a ansiedade e os preparativos neste momento pré-competição e ressaltou a união e parceria entre ela e seu irmão Thales Schüler. “O mundial é algo fora de si, não sei explicar somente em palavras, mas tenho certeza que apenas quem já competiu sabe o que estou falando. Agora quase finalizando nossa preparação, vejo que evoluímos muito, na mesma proporção que as veias começam a transbordar adrenalina, o coração bater mais forte e o friozinho na barriga se tornar algo gostoso. A gente vai ficando com mais vontade de chegar lá e mostrar que essa viagem longa e meia maluca promete ser inesquecível. Tenho certeza que se quisermos, confiarmos e termos fé, chegaremos aonde quisermos. Hoje mais fortes do que nunca e o melhor de tudo, sempre juntos”, salientou. De 17 a 25 de julho na cidade de Medellín, na Colômbia, os irmãos Lauffer participarão do Campeonato Panamericano. A Prefeitura de Sapiranga apoiará os atletas com R$ 5.000,00.

Texto: Bruna Bertoldi           Fotografia: Arquivo JR