Hospital Sapiranga incentiva o aleitamento materno

Fonoaudióloga Magela Paz orientando a mamãe Deise Soares na amamentação do seu filho Leonardo na UTI Neonatal do Hospital Sapiranga.

Sapiranga – O Hospital Sapiranga, desde o fim do ano passado, vem desenvolvendo práticas para o incentivo ao aleitamento materno. O projeto, composto por uma equipe multidisciplinar, formada por fonoaudióloga, pediatra e obstetra, enfermeiros e técnicos de enfermagem, visa conscientizar sobre a importância da amamentação tanto para o bebê, quanto para a mãe.

A Coordenadora do projeto, Magela Paz, ressalta a importância desse engajamento por parte da Casa de Saúde. “Reafirmamos o compromisso do Hospital Sapiranga com a amamentação, pois além dos cuidados técnicos como a avaliação da sucção do bebê no seio materno, o apoio e incentivo às mães e seus familiares, faz toda a diferença para que a puérpera consiga amamentar com qualidade, prazer e principalmente, amamentar sem sentir dor”, explica.

Para as enfermeiras responsáveis pelas Unidades de Internação, Izabel Muller e Carla Haesbaert, é importante promover o bem-estar e o conhecimento para as novas mães. “Poder participar dessa experiência, especialmente em momentos difíceis e desafiadores, e proporcionar a todas as puérperas um atendimento diferenciado, através de uma rede de apoio capacitada e especializada para orientar e incentivar esse momento, é fundamental e muito gratificante”, pontuam as enfermeiras.

O atendimento especializado vem sendo bem aceito e será aplicado continuamente por toda a rede de apoio do Hospital.

Confira algumas dicas, enviadas pela equipe do Hospital, para se obter sucesso no processo de amamentação: 

-Não existe leite fraco.
-O primeiro leite se chama colostro, se o bebê estiver corado, ativo e ganhando peso, o aleitamento está correto.
-Nem sempre o bebê vai arrotar após as mamadas, mas é importante segura-lo no colo, em posição vertical após as mamadas, pois vai arrotar quando engolir ar durante a mamada.
-A amamentação exclusiva evita alergias, diarreia e infecções.
-Mamadeiras e chupetas podem dificultar a amamentação pela confusão de bicos além causar problemas na dentição e na fala.
-Quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe vai produzir.
-A mãe deve ingerir água em grande quantidade para que produza bastante leite.
-Amamente exclusivamente o seu filho, não amamente outros bebês.
-Procure amamentar em um ambiente tranquilo.
Fonte: Magela Rosa Paz, Fonoaudiologia e consultoria em Amamentação.

 

Crédito foto: Adriana Severo | Hospital Sapiranga