Fim de semana para curtir a 18ª Festa da Colônia e Feira do Mel de Sapiranga

Sapiranga – A manhã deste sábado (11) marcou a abertura oficial da 18ª Festa da Colônia e Feira do Mel. O evento que busca valorizar o agricultor familiar ocorre no Parque do Imigrante, tem entrada franca e encerra neste domingo (12). Durante a montagem da estrutura na sexta-feira (10), nasceu o primeiro filhote no parque, uma ovelha da raça corriedale.

Organizada pela Prefeitura, Emater, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação de Piscicultores e Amigos da Feira do Peixe, da Associação de Moradores Ferrabraz e Leo Clube Sapiranga Ferrabraz, a 18ª Festa da Colônia repercute também em outros municípios. Os prefeitos de Araricá, Nova Hartz entre outras lideranças prestigiaram a abertura da Festa que valoriza o agricultor familiar e a produção primária.

A programação segue até domingo (12) e conta com exposição de animais, venda de mudas frutíferas, mas também reserva espaço para bandas de bailes, almoço típico e brinquedos infláveis. Confira abaixo a programação.

JOGOS GERMÂNICOS

O público poderá participar de diferentes brincadeiras, como rachar a lenha, bolinha no chapéu, cabo de guerra e serrote de duas pontas, todas com premiação. A 2.ª edição dos Jogos Germânicos acontece no sábado e domingo, dias 11 e 12 de julho, a partir das 13 horas.

A novidade dos jogos é a pega do porco que acontece, às 15 horas, nos dois dias de programação, ao lado do pavilhão de exposição dos animais. Serão oito pegas no sábado e oito no domingo. As inscrições ocorrem a partir das 13horas. O evento retrata de forma divertida os esforços físicos que os primeiros colonizadores tiveram que enfrentar para sobreviver e melhorar a qualidade de vida na época em que chegaram à região.

KOLONIE PEDAL

O 1.º Kolonie pedal ocorre no domingo, 12 de julho, com largada às 8h30, no Parque do Imigrante, em três níveis de trajeto: um mais fácil, outro de nível médio e o terceiro mais difícil, todos nominados na língua dos colonizadores. As inscrições podem ser pelo site www.sprinta.com.br/pedaldesabado, no valor de 30 reais, mais 1 quilo de alimento não perecível. Os primeiros 400 inscritos ganham camisetas, e haverá premiação para o maior grupo de ciclistas confirmados pelo Sprinta. Os roteiros são Leicht (15 quilômetros), Mittel (30 quilômetros) e Schwer (40 quilômetros).

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO – 11 de julho

11 às 13 horas – Banda Só Se For Agora (volante)

A partir das 11h30 – Almoço Colonial (comida típica alemã)

13 às 15 horas – Banda Canecão do Vale (volante) e apresentação dos CTGs e de grupos folclóricos

15 às 18 horas – Banda União

19 às 21 horas – Banda Flor da Serra

21 horas à meia-noite – Banda Portal da Serra

Meia-noite – Encerramento do 1° dia da Festa

DOMINGO – 12 de julho

9 horas – Abertura da Feira ao Público, com mateada (Erva e água grátis)

11 às 13 horas – Banda Imigrante (Volante)

A partir das 11h30 – Almoço Colonial (Comida típica alemã)

13 às 15 horas – Banda 0800 (volante)

13 horas às 14h30- Apresentação dos CTGs

14h30 às 16h30- Banda Choppão

16h30 às 18h30- Banda Brilha Som

18h30 às 20h30- Banda Festerê

20h30 às 22h30- Banda Rainha Musical

22h30 – Encerramento da Festa