Desfile temático resgatará a história local em Nova Hartz - Jornal Repercussão Jornal Repercussão
Jed_Comunicação Anúncio Site JR_PoupeCredi_2
Jed_Comunicação Anúncio Site JR_PoupeCredi_1

Nova Hartz – Dos índios aos imigrantes alemães. Das atafonas às primeiras indústrias. Dezenas de grupos, entre escolas, associações e entidades preparam uma verdadeira volta no tempo para relembrar o surgimento de Nova Hartz. Assim será o Desfile Temático, programado para ocorrer no sábado (2), a partir das 9h30 na Rua Emílio Jost.

A coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Queila Martins Henkel, explica que o desfile estará sub-dividido em cinco temáticas e 22 alas. “Teremos as escolas e grupos simbolizando a chegada dos imigrantes alemães, a agricultura, o Kerb e o trem. Em um segundo momento, o processo da industrialização, com o surgimento das primeiras indústrias e a migração. Retrataremos ainda passagens históricas como o processo de Emancipação”, destaca Queila.

Entre os destaques históricos que mais deixaram saudades nos moradores foi o momento em que Nova Hartz contava com uma estação de trem, em Campo Vicente. A antiga estação no bairro, conforme relatos históricos, servia como um ponto turístico nos finais de semana. Hoje, o trem está na memória dos antigos moradores, que ainda contam histórias românticas sobre aquela época, que custam sair da memória.

Fatos históricos que serão narrados no desfile

Imigrantes na avenida
Os estudantes da Escola Albino Zimpel retratarão os imigrantes. Membros da Família Hartz chegaram por volta de 1826 e se estabeleceram em Novo Hamburgo. Entre 1846 a 1849, Jacob e Wilhelm Hartz chegaram à Harz Pikade.

Processo de industrialização
As crianças da Escola Pastor Wartenberg levarão para a avenida o processo de industrialização. História da Haag Schöenardie e CIA (San Izidro) será retratada. Calçados Marte, Sandra e Ramarim também serão lembradas.

Referência aos bailes de kerb
A Escola José Schmidt apresentará o histórico dos kerb. Há registros que o primeiro Kerb ocorreu em 1877 para inaugurar a Igreja IECLB e durou três dias. A preparação de muitos alimentos como cucas, roscas e linguiças será mostrada no desfile.

Memórias do trem de Campo Vicente
A Escola Maria Almerinda vai relembrar o trem. O trecho de Novo Hamburgo à Taquara foi inaugurado em 1903. Uma estação foi construída em Campo Vicente e levou desenvolvimento. O trem vive na memória dos moradores.

anuncio-delicia-728-90

Prefeitura de Campo Bom alerta a população sobr...

Geral

Calendário de pagamento do IPVA 2018 começa nes...

Dia a dia

Sequestrados quase R$ 8 milhões de facção do Va...

Polícia
Delícia Padaria e Confeitaria

OSPA e Fafá de Belém prometem encantar o público no Largo Irmãos Vetter

Entretenimento

Natal das Rosas segue neste domingo com variados estilos musicais

Entretenimento

Natal da Integração de Campo Bom terá show de D...

Entretenimento

Velório de jovem morto atropelado na 239 é nest...

Polícia

Jovem é preso em Sapiranga por roubo a pedestre

Polícia
Delícia Padaria e Confeitaria

Racha de moto termina com dois jovens mortos na RS-239 em Sapiranga

Polícia

Com a presença do Papai Noel, começa o Natal das Rosas de Sapiranga

Entretenimento

anuncio-delicia-728-90