BM de Sapiranga e Campo Bom em funcionamento e escolas estaduais fechadas nesta segunda-feira

Região – “Orientamos à população do Rio Grande do Sul, que vê a criminalidade se alastrar diariamente, que não saiam de suas residências na 2ª feira (3 de agosto)”. Assim dizia a nota das entidades representativas dos servidores de nível médio da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militares na sexta-feira (31), que anunciava a paralisação dos serviços nesta segunda-feira (3), em razão da decisão do governo Sartori de parcelar os salários dos servidores.

Polícia Civil

Entidades como o Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do RS (UGEIRM) promovem a paralisação. A Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (ASDEP) publicou em seu site uma nota oficial de apoio à paralisação dos agentes policiais. Em uma Assembleia Geral realizada na sexta-feira (31), os Delegados de Polícia decidiram suspender toda e qualquer ação e operação policial até a integralização do subsídio referente ao mês de julho, com exceção de casos graves e flagrantes de delitos. As Delegacias de Sapiranga, Campo Bom e Nova Hartz participam da paralisação.

Bombeiros e Brigada Militar

A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) também orienta os bombeiros e policiais militares a ficarem aquartelados a partir desta segunda-feira, 3 de agosto. Em Sapiranga, embora as viaturas não tenham circulado durante a parte da manhã, o serviço foi regularizado durante a tarde. Ainda não há um posicionamento da corporação paras as atividades desta terça-feira (4).

A Brigada Militar de Campo Bom, cujas viaturas também não circularam durante a manhã por algumas irregularidades com a documentação dos veículos, também está em funcionamento normal nesta tarde. De acordo com a BM, não há certeza ainda para a realização das atividades de amanhã. A Brigada de Nova Hartz funciona com apenas uma viatura, para atender ao município e a cidade de Araricá. O restante do efetivo está a pé. Também não há definição quanto às atividades do restante da semana.

A Associação Beneficiente Antonio Mendes Filho – Brigada Militar – RS (ABAMF), que defende os direitos da Brigada Militar, lembra ainda que, a partir de quarta-feira (5), acontecerão diversas assembleias regionais em todo o estado, em preparação para a assembléia unificada, que ocorre em 18 de agosto, onde uma possível greve geral dos servidores da segurança poderá ser decretada.

Algumas agências bancárias de Sapiranga e Campo Bom estiveram fechadas durante o período da manhã, mas retomaram suas atividades nesta segunda-feira à tarde.

Escolas Estaduais

Representando a Educação, o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS-Sindicato) aprovou a paralisação e períodos reduzidos nas escolas. Conforme o CPERS, nesta segunda-feira (3) as escolas devem fechar as portas e, do dia 4 a 18, devem ocorrer períodos reduzidos, que devem ser utilizados para conscientizar a comunidade escolar sobre a situação do setor no Estado. Uma possível greve da categoria também será discutida no dia 18, em Assembleia Geral. Escolas Estaduais de Sapiranga, como o Instituto Nena Ciep e a Genuíno Sampaio (foto), irão manter as portas fechadas nesta segunda-feira (3). Já em Campo Bom, escolas como a La Salle e a 31 de janeiro também aderiram à paralisação.