Ambiente externo do Hospital Sapiranga é recuperado através da arterapia

Sapiranga – O serviço de arteterapia, do Hospital Sapiranga, é coordenado pela arteterapeuta, Rejane Lopes, e vem se destacando a cada dia. E neste início de ano, uma de suas ações chamou muito a atenção de pacientes e colaboradores do Hospital.

Um dos pacientes da Ala das Esmeraldas, de 55 anos, expressou seu talento artístico, através de uma atividade proposta pela arteterapia de tema livre. O paciente permaneceu internado por 26 dias na Instituição, e durante este período desenvolveu um trabalho de revitalização de um ambiente externo do Hospital, de uso comum dos pacientes, através da pintura. A iniciativa contagiou outros pacientes, que contribuíram com o desenvolvimento do trabalho, bem como os colaboradores e médicos, que acabaram doando flores, terra e tintas para a ação, de acordo com a Arteterapeuta Rejane. De acordo com o paciente, o ambiente ficou muito mais bonito, bem colorido e atrativo.

O serviço de arteterapia do Hospital Sapiranga, presta um atendimento diferenciado, indicado para todo tipo de tratamento, principalmente para os casos voltados à saúde mental. Segundo a arteterapeuta Rejane “arte é vida: em arteterapia a arte é utilizada como ferramenta no processo terapêutico, sendo uma expressão ‘artística’ que revela a interioridade do homem. A construção desta obra revelou a delicadeza, a sensibilidade e as emoções de um homem acostumado a trabalhar no pesado e que ao pegar um pincel constrói maravilhas que contagia e convida os demais a participarem deste processo, sendo ele um convite ao fazer, ao criar, estimulando a sociabilização, melhorando a autoestima e a autonomia em tratamentos de saúde mental” destaca Rejane.

Segundo Elita Herrmann, administradora da Casa de Saúde, ações e atividades como esta, minimizam o sofrimento provocado pela hospitalização, dilui a tensão e o estresse ocasionado pela situação em si. “Nosso objetivo enquanto instituição de saúde, é promover o bem-estar do paciente e o da sua família, tendo como prioridade a humanização, o cuidado e a segurança dos mesmos” ressalta Elita.

Fonte e fotografia: Adriana dos Santos Severo | Hospital Sapiranga