Vitória emblemática e um resgate familiar histórico

Prefeito eleito | Orsi recorda da família, da eleição de 2000, e diz que resultado atual faz justiça e honra trajetória da família

Luciano Libório Baptista Orsi nasceu em Campo Bom, em 25 de setembro de 1960. O advogado de formação, atualmente é diretor da Farmasinos, empresa do ramo farmacêutico estabelecida na cidade. Na vida pública, Orsi ingressou na política em 2012, quando na oportunidade se lançou a vice-prefeito na chapa da então candidata do PT, Doutora Suzana. Não obteve êxito, porém deixou excelente impressão junto ao eleitorado, o que lhe motivou a realizar nova empreitada, desta vez como candidato a Prefeito pelo PDT. Uma vitória nas urnas lhe traria imenso prestígio, tendo em vista que estaria concorrendo por uma chapa que sequer tem representante na Câmara de Vereadores. A disputa eleitoral deste 2 outubro foi histórica para a Família Orsi em vários sentidos. O futuro prefeito chegou ao local da mobilização às 19h15, praticamente uma hora após a confirmação oficial do pleito que lhe trouxe seu primeiro mandato.

A pé e cercado de amigos e familiares, Orsi mal conseguia se locomover em meio a massa que lhe cercava, recebendo muitos abraços e mensagens de carinho. Ao chegar, comentou sobre o seu histórico familiar e relembrou o pleito de 2000, quando sua mãe Nelcy Orsi concorreu à Prefeitura e acabou sendo derrotada nas urnas para o então candidato do PMDB, Giovani Feltes. “Estamos hoje fazendo justiça e recuperando uma história que começou há 16 anos, quando minha mãe deveria ter sido prefeita. Não tenho raiva ou algo contra ninguém, mas a verdade voltou e agora ela reinará em Campo Bom nos próximos quatro anos”, apontou o prefeito.

O candidato foi comedido ao comentar sobre o fim da hegemonia do PMDB no posto mais alto do Executivo, preferindo destacar o início de um novo cenário político na cidade. “Eu sinto que as pessoas de bem, e que ainda acreditam em uma politica honesta, são a maioria nesta cidade”, resumiu. Questionado, porém, como se sentia ao derrotar uma estrutura política considerada milionária, Orsi destacou: “Nós tínhamos a noção que seria muito difícil. Mas desde o início da campanha tenho comentado que entraríamos em uma onda positiva. Nada nos tiraria esta vitória se assim o fizéssemos. Este pleito foi feito de pessoas de bem e que acreditam na verdade”.

Orsi afirmou que usará o seu tempo restante neste ano, antes de assumir o novo cargo, para descansar junto à família, mas não deixou de lembrar que o período de pouco mais de 2 meses também servirá para organização de sua plataforma política. “Descansar sim, mas não muito. Temos que já ir preparando um governo voltado para as pessoas que mais necessitam nesta cidade. Baseado na justiça, humildade e competência”, definiu.

Sem ocorrências no dia

– O comando da Brigada Militar e o Cartório Eleitoral Municipal não registraram nenhum delito durante o pleito eleitoral. O único episódio que destoou do clima de democracia neste domingo ocorreu na abertura da zona eleitoral da Escola Borges de Medeiros, no bairro Celeste.

– Um incidente provocou a substituição de um presidente de mesa, quando o voluntário teria feito, em tom alto de voz, propaganda para um dos candidatos à Prefeitura. O fiscal da sessão presenciou o fato e chamou reforço policial, informando o delito de Boca de Urna. Os soldados estiveram no local e o voluntário foi substituído de suas funções e liberado em seguida.