Vereadores se reúnem com catadores para apresentar projeto de carroças elétricas em Sapiranga

Foto: Câmara de Vereadores

Sapiranga – Na tarde desta quinta-feira (16), vereadores estiveram reunidos com catadores de Sapiranga para apresentar o projeto da ONG Pimp My, de São Paulo, que utiliza carroças elétricas.

O encontro contou com a participação dos vereadores Rita Della Giustina e Marquinhos Harff e do ex-vereador Dico, além de defensores da causa animal. Foi apresentado aos catadores uma sugestão para conseguir trabalhar com as carroças, sem a utilização de cavalos (que passou a ser proibido desde início do ano em Sapiranga).

“Esses carroceiros faziam uso da tração animal para fazer a coleta de recicláveis em Sapiranga. Conversamos com essa ong, onde hoje apresentou o projeto aos carroceiros. A partir dessa conversa, vai ser montado um projeto e vamos buscar recursos através da Assistência Social do Governo Federal e de emendas de deputados federais e estaduais. Será uma organização coletiva para que a gente busque esse recurso. Em breve, estarei indo a Brasília. O objetivo é mudar essa realidade. Está sendo tirada a tração animal, que é o que deve ser feito no momento, não tem como voltar atrás, os animais merecem ser bem tratados e o carroceiros já entenderam isso, mas eles precisam de uma outro forma para continuar trabalhando”, explicou a vereadora Rita.

As carroças elétricas têm capacidade de transportar até 400kg de materiais e os catadores também não sentem esse peso. Há, ainda, a opção de um triciclo, esse carrega 200kg. “Precisamos analisar qual seria mais viável para a cidade”, completou Rita.