Vereadores de Araricá votarão parecer contrário do TCE sobre as contas do ex-prefeito Sergio Machado

Araricá – Com a ampla maioria da Câmara de Vereadores formada por partidos aliados ao atual governo, é praticamente nula a possibilidade do MDB, partido do ex-prefeito, Sergio Machado, conseguir os votos necessários (5 votos) para derrubar o parecer prévio contrário a aprovação de suas contas relativas ao ano de 2016 (o último dos seus quatro anos).

E o primeiro revés do ex-prefeito pôde ser percebido nesta semana, quando o parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação decidiu, por dois votos a um, acolher o parecer prévio do TCE que indica a rejeição das contas do ex-prefeito. O único vereador que não concorda com o acolhimento do parecer prévio é o experiente vereador Mauro Camargo (PSDB). Mauro, foi voto vencido na Comissão que ainda possui como membro Marcelo Madeira (MDB) e Pedro Silvio Becker (Progressistas). Com isso, na próxima sessão, no dia 9 de julho, será votado o projeto de decreto legislativo 1/2019 que trata sobre as contas do ex-prefeito Sergio Machado. O direito ao contraditório foi concedido ao ex-prefeito, que não compareceu aos convites.

Ex-prefeito de Araricá contrapõe

O ex-prefeito, Sergio Machado, se manifestou e adiantou que a sua defesa tentará derrubar parecer em outro âmbito e instância. “Estou muito tranquilo. Tenho tranquilidade de poder andar dentro de Araricá. A votação, na semana que vem, deve ser pela reprovação. Isso não há dúvida. Fico muito feliz de saber que eu fiz um bom trabalho. O reconhecimento eu tenho hoje na rua. A dívida que recebi foi monstruosa. E paguei parte dessa dívida, mas deixei uma dívida importante, mas não do tamanho que recebi. Não há no parecer nenhum apontamento de superfaturamento, de licitação direcionada. Foram erros pontuais e administrativos”, disse Sergio.

Membros da Comissão

Mauro Camargo, PSDB.

“Existem muitos prefeitos com situação complicada, pois a receita dos municípios foi retaliada pela União. Eu questionei três advogados para saber se o relatório do TCE indicava as expressões dolo ao erário público, superfaturamento ou desvio de verbas.Isso não consta. Eu não condeno, pois foram erros administrativos.”

Pedro Becker, Progressistas

“Todo o gestor deve fazer o seu trabalho com muita responsabilidade. Muitas vezes, os políticos passam a mão por cima, por terem o rabo preso com algo. Se alguém fechou os olhos, eu não fecharei. Por isso sou favorável ao parecer do TCE/RS, onde lá existe uma equipe técnica capacitada para analisar as contas dos prefeitos.”

Marcelo Madeira, MDB

“O prefeito tem que se preocupar com as contas do Poder Executivo nos quatro anos. Sendo do me partido ou da oposição, jamais vou ir contra um parecer do TCE. Os técnicos e auditores fazem só esse trabalho e possuem pessoas competentes para fazer isso. Sempre votarei ao lado do parecer do TCE.”

Fotos: Deivis Luz