Vereadores de Araricá aprovam contas de Foss

Política | TCE/RS indicou rejeição das contas de 2012 do ex-prefeito

Araricá – Após cumprir todos os trâmites necessários na Câmara, a prestação de contas de 2012 da gestão do ex-prefeito Flávio Foss (PP) foi à votação nesta semana e recebeu a aprovação de seis dos nove vereadores. Flávio Maciel Duarte (REDE) se absteve de votar e Adriano Sperb (PMDB) e Clóvis da Silva (PSDB) votaram contra a aprovação das contas do ex-prefeito. Foram favoráveis à aprovação: Gelson da Silva, Sérgio Arruda, Ari Schrepp e Paulo Foss (todos do PP), Maximiliano Gomes da Silva e Gilberto Elsenbach (ambos do PROS).

Entre os apontamentos feitos pelo Tribunal de Conta do Rio Grande do Sul (TCE/RS) que sustentaram o parecer de contrariedade das contas do ex-prefeito, consta o uso de parte de R$ 533.076,40, que foi utilizado para o pagamento de salários dos servidores. Conforme o TCE, o recurso deveria ter sido gasto apenas para a aquisição de materiais e equipamentos a serem utilizados na área educacional.

Outro apontamento feito pelo TCE/RS foi o recebimento indevido de aumento real nos salários concedidos para o prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. Conforme o parecer do TCE, os gestores receberam indevidamente 7,57% de aumento. O TCE determinou que é passível de devolução aos cofres públicos de Araricá o valor de R$ 38.957,90. Em sua defesa, o ex-prefeito concordou com o apontamento do TCE e disse que ele e os secretários devolveriam o percentual recebido em desacordo.

Futuro político de Foss

Com a votação favorável dos vereadores pela aprovação das contas do ex-prefeito, fica cada vez mais encaminhada a pré-candidatura de Flávio Foss (PP) para a disputa eleitoral de 2016. Entre os partidos que devem compor a base de apoio para a eleição do próximo ano está o PROS (dos vereadores Max da Silva e Gilberto Elsenbach).

Uma das hipóteses que ainda não está confirmada é de que o PP consiga atrair ainda o recém-criado REDE (do ex-peemedebista, Flávio Maciel Duarte) para a coligação. Porém, Flávio Maciel já confidenciou para o Jornal Repercussão que é pré-candidato a prefeito na próxima eleição.

Presidente comenta

“Eu iniciei minha vida pública com o ex-prefeito Flávio. Não tínhamos creche. Não havia um posto de saúde 24 horas, não tinha escola de tempo integral. A secretaria de Obras estava sucateada. Aconteceram vários problemas em 2012 no âmbito nacional. Votei contra o parecer do TCE/RS.”

Gilberto Elsenbach, presidente da Câmara de Vereadores de Araricá