Vereadores aprovam lei que regulamenta transporte escolar em Nova Hartz

Câmara de Nova Hartz /Foto: Reprodução

Nova Hartz – Alvo de polêmica entre os meses de fevereiro e março, os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (21), o projeto de lei que instituiu o Serviço de Público de Transporte Escolar. Sem uma regulamentação, o serviço chegou a ficar suspenso no início de fevereiro, motivando cobranças dos vereadores.

 

Após uma série de reuniões entre os membros da Prefeitura, Câmara de Vereadores e a comunidade escolar, em especial, da Escola Maria Almerinda, do bairro Campo Vicente, foram coletadas as principais reivindicações dos pais que lutavam pelo reestabelecimento do serviço aos filhos. Na véspera da votação do projeto de lei, na quinta-feira (17), em uma audiência pública na escola, os pais demonstraram aos vereadores que era necessário ampliar até aos 14 anos o benefício do transporte escolar no bairro.
Terá direito ao transporte escolar os estudantes que residem à direita do bairro Campo Vicente (sentido Centro/bairro), e em locais que apresentem acentuado risco à segurança pessoal ou áreas de mata. Os pedidos para integração ao serviço devem ser direcionados à Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Vereadores avaliam votação

Juliano B. Peres, do Progressistas

“Juridicamente, o projeto não estava regulamentado. Agora, crianças até os 14 anos podem se beneficiar do transporte escolar. Isso foi modificado, pois os vereadores que buscam soluções foram atrás e conversaram com o governo.”

Oseias da Cruz, do PSDB

“Agradeço aos pais que participaram da audiência. Agradeço a sensibilidade do prefeito, Flavio Jost, que na sexta-feira passada, entendeu a necessidade de aumentar para 14 anos esse atendimento das crianças da Maria Almerinda.”

Vagner Surkampf, do PSB

“Alertamos a Prefeitura da necessidade de apresentar uma opção viável e que fosse ao encontro do desejo dos pais. Fizemos audiência pública e conseguimos ampliar para até 14 anos o atendimento dos alunos de Campo Vicente.”

Solicitação de poços artesianos

Nas explicações pessoais, Adriano Ferreira, do Progressistas, revelou que esteve com outros colegas de Câmara na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. “Com a vereadora Margarida e o Cleomar, fomos recebidos pela secretária, Silvana Covatti, e apresentamos nosso pedido para contarmos com auxílio do Estado para a perfuração de poços artesianos. Ganhamos um, mas necessitamos de outros três. Também solicitamos máquinários dentro do Programa Avançar”, disse.