Vereadoras constatam construção irregular em área verde municipal

Foto: Reprodução/TV Câmara YouTube

Araricá – Novos questionamentos e ações indevidas foram apontadas durante a 36ª sessão ordinária de Araricá. Os temas, tratados no Plenário da Câmara, foram realizados na segunda-feira (10).

 

Um dos momentos de maior afrontamento no plenário foi quando a oposição, representada pela vereadora Jordana de Lima (Republicanos), citou um episódio registrado no início da manhã de domingo (9).

Durante seu pronunciamento, a vereadora citou a presença da colega Mari Dapper (União Brasil), que a acompanhou para averiguar uma denúncia de moradores. “Gostaria de falar de uma fiscalização que eu e a Mari fizemos. Essa área verde (foto exibida durante a sessão), localizada na R. Dalícia Dulce Maus, é uma área bem ampla. Nessa área, estava sendo construída uma moradia”, contou Jordana, o que configuraria uma situação irregular.

No local, as vereadoras conversaram com os responsáveis pela construção, o que causou ainda mais surpresa pelo fato. “Conversamos com quem estava lá, ele nos confirmou que estava fazendo uma moradia, com autorização do prefeito e que estava tudo certo”, explicou a vereadora, citando, ainda, que os responsáveis pela obra possuíam a ligação da conversa com o prefeito gravada.

Construção no final de semana e “fecha os olhos”; detalhes da autorização

A vereadora deu sequência no seu discurso, dizendo que teve acesso a gravação, não exibida durante a sessão pois se tratava de uma conversa muito extensa, em que o prefeito permitia a construção e ainda “dava coordenadas” de como fazê-la. “Nós temos a gravação, através da ligação, onde o prefeito expõe para ele aonde ele deve construir, ao lado da taquareira, passando pela lateral da cerca, poderia ir lá construir. Detalhe: no final de semana a construção deveria ser feita”, e finaliza, pontuando, também, que no áudio havia “as instruções do prefeito, inclusive, no final, ele diz que vai fechar os olhos, que vai fazer que não está vendo. Nós escutamos isso”, completa.

Moção de agradecimento à BM

Apesar de boa parte das atenções estarem voltadas para o uso irregular da área verde, a sessão também contou com uma moção de aplausos destinada a policias militares de Nova Hartz.

Descrita pela vereadora Jordana, o episódio que motivou esse reconhecimento teria ocorrido no dia 1º, quando uma mãe teria acionado o 190 em prol do salvamento de sua filha de 8 dias de vida, que havia se engasgado com o leite materno.

Conforme a vereadora, toda a situação foi muito bem contornada pela Brigada Militar, que soube acalmar a mãe e auxiliar no desafogamento já por telefone. Houve, ainda, o deslocamento de uma viatura para o local, o que garantiu a segurança do bebê. Após a citação do caso, os policias envolvidos no salvamento, SD Alexandre, SD Clóvis, SD Fonseca e SD de Lima, foram chamados e receberam uma menção de agradecimento.