Vereador Max aponta alternativa, em Araricá, para destinação de galhos jogados nas ruas

Araricá – A cena é comum em diversos municípios e provoca transtornos para as equipes das secretarias de Obras e Meio Ambiente. Rotineiramente, resíduos orgânicos como galhos, folhas de árvores e restos de madeiras são descartados, irregularmente, nas esquinas de ruas, avenidas e terrenos vazios ou até em frente de residências habitadas.

Para driblar essa situação incômoda, em Araricá, o vereador do PROS, Maximiliano Gomes da Silva, apresentou uma indicação para contornar essa problemática. Através de uma indicação apresentada na sessão da Câmara de Vereadores desta semana, o vereador sugeriu que o município constitua e faça prevalecer um calendário com o regramento de períodos e datas em que o cidadão poderá podar ou colocar os seus resíduos na rua. A meta do vereador é reduzir os transtornos causados pelo desregramento existente no município neste aspecto: “o que busco é impor um mínimo de organização. Oportunizando um calendário para o cidadão essa logística ficará mais fácil e didático para o cidadão compreender. Além disso, evitará que a prefeitura recolha resíduos em um dia, e no outro, o morador despeje novamente detritos na rua. Há situações em que esses materiais ficam muito tempo depositados ao ar livre”, comenta o vereador, que dialoga com a Secretaria de Meio Ambiente na busca de alternativas.

Secretário avalia como alternativa viável indicação apresentada pelo vereador

O secretário de Meio Ambiente de Araricá, Gelson da Silva, acredita que a indicação do vereador vem para somar: “é uma boa indicação. Posso citar como exemplo na rua onde moro. Se efetuarmos o recolhimento de resíduos no início da semana, na sexta-feira já tem novamente resíduos descartados irregularmente. Isso é um retrabalho desnecessário por falta de conscientização dos moradores. Nossa ideia é sensibilizar o prefeito para institucionalizar esse calendário por bairros em todo o município”, projeta.