Vereador João Paulo assume a presidência da Câmara de Campo Bom

Campo Bom – O cirugião-dentista, João Paulo Berkembrock (MDB), chega ao fim da legislatura 2017-2020 com a missão de acalmar o ambiente interno da Câmara de Vereadores e de conduzir de forma igualitária os trabalhos em um ano de eleições municipais. O seu partido, MDB, sempre possui protagonismo nas disputas, mas para a eleição de 2020, ainda não se posicionou: “O MDB tem que fazer uma análise interna e ver o que o tem planejado, juntamente, com o presidente da sigla (Giovani Feltes) que é a maior liderança do município”, pondera.

Após um primeiro semestre de 2019 tumultuado, com desgastes que atingiram a Câmara de Vereadores, João Paulo acredita que é o momento de descentralizar a gestão da Casa: “Temos que ter esse cuidado. Vou fazer uma gestão mais aberta, ouvindo e questionando os vereadores”, assegura o presidente.

Para reduzir as interferências políticas e por gosto pessoal na tramitação dos projetos enviados à Câmara, a adoção de processos eletrônicos para o recebimento das matérias e projetos dará uma relação mais republicana aos temas importantes ao município que precisam ser votados: “Temos que restruturar algumas coisas que foram perdidas ao longo dos anos, e essa organização, por tabela, vai fazer o Executivo se organizar para as coisas andarem melhor também”, projeta João Paulo.

Manter uma estrutura enxuta é outra preocupação do presidente para o ano de 2020: “Aumento de cargos não haverá. A minha meta é sempre manter a estrutura atual ou diminuir”, garante.

“Quero ser lembrado pelo diálogo e pela transparência”

Jornal Repercussão – Nos bastidores se comenta muito do seu bom diálogo com o prefeito Orsi e da possibilidade do senhor trocar de partido. O que existe de verdade nisso?
João Paulo – Tenho o maior respeito pelo Luciano e pelos integrantes do PDT. Mas, é uma linha ideológica totalmente diferente da minha. Tanto os parlamentares em Brasília e no Rio Grande do Sul, os deputados estaduais e federais a linha de atuação deles vai totalmente contra ao que eu entendo que o estado do RS tem que ter e ao que o Brasil tem que ter. Nesse momento, não tenho nenhum interesse em sair do MDB.

Jornal Repercussão – Ocorreram episódios tumultuados, em 2019, na Câmara. O que aconteceu?
João Paulo – O Paulo centralizou muito a gestão. Vou cuidar muito esse aspecto em 2020. Como estou no meu primeiro mandato, vou usar aspectos positivos dos presidentes Max e do Victor, que foram gestões mais abertas e ouvindo os vereadores e perguntando. Quando o Max fez a implantação do elevador dos deficientes, ele nos perguntou o que achávamos do investimento. O Victor a mesma coisa com a usina de energia solar.
Cada um tem uma forma de trabalhar. Eu acredito mais no diálogo e acho que é importante saber. Nós estamos aqui empossados como presidente mas para conduzir os trabalhos de todos os vereadores.

Jornal Repercussão – Pretende modificar algum aspecto interno para o andamento das propostas rotineiras e urgentes que chegam à Casa?
João Paulo – Estamos montando uma estrutura e uma forma diferente do que vinha sendo feita até hoje. Sentamos com o pessoal do sistema da Casa e algumas mudanças ocorrerão. Vamos aprofundar a digitalização dos processos para evitar interferências ou a perda de documentos, economizando papel e economizando tempo. Em São Leopoldo, se economizou mais de R$ 180.000,00. É uma coisa que pretendemos colocar em prática logo, logo. É algo que está na mão do pessoal do software. O Legislativo não pode ser empecilho. Somos a parte fiscalizadora e é importante, mas não pode usando desse poder que tem para trancar a pauta por vontade do presidente e de grupos aqui dentro.

Jornal Repercussão – O João Paulo quer chegar ao fim do mandato sendo reconhecido com qual perfil?
João Paulo – Com o perfil do diálogo e da transparência.

Jornal Repercussão – Alguma medida que possa antecipar e que colocará em prática?
João Paulo – Está em análise para colocarmos na internet a transmissão de todos os processos licitatórios. Ainda estamos estudando se colocaremos ao vivo ou por gravação. Ainda queremos implantar e disponibilizar aos cidadãos um aplicativo para a comunidade acompanhar projetos e requerimentos. O morador poderá acompanhar suas demandas e receberá uma notificação no seu telefone. Além disso, pretendemos fazer alguns investimentos na estrutura do plenário, mas com o máximo de economia possível. Uma ação projetada é a troca dos computadores da Câmara.

Jornal Repercussão – O que Campo Bom precisa para manter o foco e se manter atrativa?
João Paulo – O desenvolvimento econômico é o principal. Isso é o que faz pagar os serviços públicos na saúde, na educação e obras de infraestrutura. Temos que ser mais incisivos na parte tributária, e reavaliar se é possível reduzir aspectos tributários que não cause prejuízos aos serviços essenciais.