Veja o que disseram os candidatos à prefeitura de Sapiranga no segundo debate do Grupo Repercussão

Sapiranga – Encerrando a sequência de debates com os candidatos às prefeituras das dez cidades de cobertura do Grupo Repercussão, ocorreu, na noite desta terça-feira (10), o segundo e último debate com os candidatos à prefeitura de Sapiranga. Com mediação do jornalista Deivis Luz, estiveram presentes na sede especial do Repercussão os candidatos Carina Nath (PP), Diego Lima (PSD), Dico (PSL), Mauro Schuck (PDT), Moisés Schumann (PRTB) e Nelson Spolaor (PT).

O debate foi dividido em seis blocos. Em todas as etapas a ordem de participação foi definida por sorteio, realizado ao vivo. No primeiro bloco, os candidatos fizeram suas considerações iniciais e responderam a perguntas elaboradas pela reportagem do Jornal Repercussão. No segundo e terceiro, os concorrentes puderam fazer perguntas entre si, com temas livres, seguindo a ordem de pergunta, resposta, réplica e tréplica. Nos dois últimos momentos, os políticos falaram sobre suas prioridades caso sejam eleitos e deixaram uma mensagem final para os telespectadores.

 

 

Confira as promessas assumidas por cada um dos candidatos no debate

Carina Nath (PP):

EMPREGO E DESENVOLVIMENTO

“Vamos terminar o Loteamento Industrial. Vamos criar a incubadora tecnológica para que possam ocupar cargos melhores. Vamos trazer uma universidade da região para a RS-239. Vamos manter os incentivos aos empreendedores. Queremos apoiá-los também em feiras.”

TURISMO
“Diversificar essa economia e vamos fortalecer os empreendedores locais.”

EDUCAÇÃO
“Somos referência. Temos o aplicativo NINA e estão os alunos em atividade mesmo com a Covid. Vamos terminar a escola do Centenário, e temos em construção escola no Voo Livre. Temos monitores na rede municipal.”

SAÚDE
“Vamos continuar investindo muito na saúde e realizamos a informatização.”

 

Diego Lima (PSD):

EMPREGO E DESENVOLVIMENTO
“Como prefeito poderemos fazer obras e construir uma cidade melhor. Educação, saúde e geração de empregos são prioridades. Queremos construir calçada e pavimentos de ruas através da criação de uma usina da construção civil com reaproveitamento de materiais. Vamos implantar energia solar em equipamentos urbanos para economizar 70% do que é gasto com energia.”

EDUCAÇÃO 
“Vagas de Educação infantil vou acelerar e criar vagas. Não podemos deixar muitas crianças na fila.”

SAÚDE
“Faremos o centro municipal de oncologia.”

 

Dico (PSL)

EMPREGO E DESENVOLVIMENTO
“Vamos fomentar a economia, vamos gerar mais ICMS. Vamos revitalizar áreas de lazer e vamos investir em lazer. Colocar refletores nas quadras. Única quadra privada não vence os horários. População de rua tem aumentado e isso será revisto”

HABITAÇÃO
“Não aceitamos a forma que são distribuídas as unidades habitacionais. Tem que chegar em quem precisa e nas famílias de baixa renda.”

SAÚDE
“Temos investido minimamente na saúde pública. Tem que se construir mais unidades básicas de saúde.”

 

Mauro Schuck (PDT)

EMPREGO E DESENVOLVIMENTO
“DNA de exportadora. Criar secretaria de exportação para vendermos produtos no exterior e fortificar a produção de calçados. Implantar grande centro comercial na RS-239 que mudará a cidade. Pega exemplo do Alles Blau, de Igrejinha. Vamos criar o mercado público, mega postos de combustíveis, espaço para vender artesanato. Vamos fazer o espaço mãos de Sapiranga. Tudo para desenvolver o comércio.”

EDUCAÇÃO
“Vamos fazer educação de tempo integral. Prepara o jovem para ir para o mercado. Fazer cursos profissionalizantes.”

TURISMO
“Potencial que precisa ser usado na sua máxima. Precisamos de intercâmbio com o exterior. Secretaria integrada com todos os ramos da economia.”

 

Moisés Schumann (PRTB)

EMPREGO E DESENVOLVIMENTO
“Todos projetos são prioritários. Queremos cuidar da infraestrutura dos lotes industriais. Vamos ter sistemas de controle de combustíveis, não precisa gastar milhões, é só colocar gente honesta. Para que gastar esses recursos se podemos amenizar isso com pessoas honestas.

EDUCAÇÃO
“Vamos ampliar creches e teremos creches para idosos. Cuidado pós hospitalar para pessoas acamadas e idosos. Sobre a Escola Cívico Militar, fomos contemplados e ninguém será obrigado.”

TURISMO
“Quantas vezes foi investido no morro e centro de cultura. Precisamos colocar a comunidade junto para criar opções para trazer turismo para cá. Criar banheiros e lancheria no morro.”

 

Nelson Spolaor (PT)

EMPREGO E DESENVOLVIMENTO
“Vou unir forças, viabilizar a sala do empreendedor e retomar a mostra do calçado. A construção civil será incentivada e vou agilizar a liberação das cooperativas habitacionais para o povo ter acesso. Vou criar o distrito industrial e trazer novas empresas. Eu criei a vinda da Cofrag, Dream, eu criei esse ambiente. Eu tenho vontade política e apoiarei a indústria.”

SAÚDE
“Criei 5 postos de saúde e vou criar novo postos. Vou ampliar horário de postos e vou comprar serviços do Hospital Sapiranga.”