Valentin buscará, em Nova Hartz, aproximar Câmara dos moradores

Política | Debate de temas transformadores ganharão preferência

Nova Hartz – A vontade de ver transformada a realidade do município fez Valentin Melo de Thomaz, 29 anos, ingressar cedo na política. O seu título de eleitor veio aos 16 anos, mesmo momento em que assinou a ficha de filiação no Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2013, Valentin foi eleito presidente municipal do PT de Nova Hartz. Agora, 13 anos após ingressar na política, chega ao posto de presidente da Câmara de Vereadores em 2015. “A vontade de transformar realidades está muito em cada um. Se não está contente com a situação é necessário buscar uma participação. E foi isso que eu busquei”, enaltece Valentin.
Em seu segundo mandato como vereador (em 2008, Valentin foi o 11º mais votado, com 273 votos), Valentin se mostra disposto a encarar desafios regionais, como o Parlamento Metropolitano, a Univales e a expansão da Trensurb para outras regiões.
Temas que instigam Valentin em 2015
Segurança Pública
Valentin acompanha o tema de perto. Uma de suas preocupações é o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) da Câmara de Vereadores e o segundo é o desejo dos nova-hartsenses contarem com um sistema de videomonitoramento nos principais cruzamentos do município. “Aprovamos a criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e este tema será tratado com muito carinho”, explica.
Momento Político
A crise política que o país vive (com inúmeras denúncias de corrupção a nível federal), respingam no município. “Precisamos evidenciar que o trabalho do vereador dá retorno. Tem pessoas que acreditam que não precisaria existir Prefeitura, muito menos Câmara de Vereadores. Isso precisa mudar”, comenta.
Obras do Município
Uma das grandes mudanças de paradigma que Nova Hartz vive é a implantação do sistema de água tratada. “Este período se dividirá em antes e depois da água tratada”, assegura.
Plano Diretor
A atualização do plano diretor também provocará uma mudança profunda no uso do solo em Nova Hartz. “Teremos audiências públicas e a diferença é que serão criadas zonas mistas (capazes de abrigarem indústrias e zonas urbanas).
Atualização Tecnológica
Está em estudo pela presidência da Câmara de Nova Hartz, a oferta de sinal wi fi no perímetro da Câmara. “Hoje, a conexão e a facilidade de acesso está muito grande. Estamos ouvindo propostas”, destaca. Uma atualização do site institucional da Câmara de Vereadores também é analisada. “Atualmente, quando as pessoas acessam as leis, não sabem se a lei está em vigor”, cita.
Parlamento Metropolitano
Valentin se mostra entusiasmado com a proposta de criação do Parlamento Metropolitano. “Nesta instância, serão abordados temas regionais como a Univales, Pró-Sinos e os projetos de expansão da Trensurb para outras regiões”, comenta.