Tabuleiro da eleição de 2024 já começa a receber as peças e estratégias em busca do xeque-mate

A pouco menos de um ano da eleição que vai definir os nomes que estarão à frente da Prefeitura de Sapiranga entre 2024 e 2027, as peças começam a se movimentar no tabuleiro eleitoral. Os postulantes a “Reis” e “Rainhas” já começam a se apresentar e o Jornal Repercussão traz os detalhes e as movimentações que a corrida eleitoral tem definida e também as possibilidades de alianças entre os pré-candidatos que já anunciaram que estão na disputa.

Atualmente, cinco nomes estão cotados para participar da eleição em 2024. Em primeiro mandato, com base forte na Câmara de Vereadores, a prefeita Carina Nath é nome certo na disputa. Outro nome que também deve estar na disputa é do vice-prefeito Adriano de Oliveira, que trocou de partido visando a disputa ao Palácio das Rosas.

Prefeita em duas gestões, Corinha Molling também está na disputa e é outro nome do tabuleiro que se apresenta por outro partido, o União Brasil.

O PT tenta voltar ao Palácio das Rosas depois de três mandatos do PP. A dúvida está em quem será o candidato: o ex-prefeito Nelson Spolaor ou a vereadora Rita Della Giustina. Veja ao lado como podem ocorer as jogadas até chegarmos ao xeque-mate.

Rita ou Spolaor no PT

Candidato nas duas últimas eleições, o ex-prefeito Nelson Spolaor é pré-candidato novamente. Ele também é cotado para concorrer a prefeitura de São Leopoldo onde faz parte da gestão. O nome da vereadora Rita Della Gisutina tem grandes chances de ser o escolhido, muito em função do desempenho satisfatório que obteve na eleição como candidata a deputada estadual. Nesse cenário existe uma certeza: o PT terá candidato.

Carina, Corinha e Adriano

Os três nomes do título acima já estiveram lado a lado quando Corinha foi prefeita de Sapiranga. Carina e Adriano eram secretários da gestão. Na próxima eleição, certamente estarão em lados opostos. Prefeita e vice na gestão atual eleitos pelo PP, Carina e Adriano, respectivamente, sequer estão na mesma sigla. O vice-prefeito se filiou recentemente ao PL para concorrer contra Carina. Corinha, que militou por 28 anos no PP, também desembarcou da sigla e se filiou ao União Brasil para tentar voltar ao Palácio das Rosas. Uma união entre Corinha e Adriano também é ventilada.

A atual prefeita Carina Nath é candidata natural à reeleição e segue em busca de alianças para ampliar a base.

Um partido que apoiar o PP deve ocupar o cargo de vice-prefeito na disputa, porém, uma chapa com vice do mesmo partido não é descartada.