Suspeita de meningite não é motivo para alarde, diz Prefeitura

Sob controle | Prefeitura de Sapiranga frisa para a comunidade que não existem motivos para preocupação na saúde  
Sapiranga – O município voltou a mobilizar as equipes da Secretaria de Saúde para controlar um caso de suspeita de meningite bacteriana. Porém, o secretário da Saúde, Emerson Leite, pede a compreensão da comunidade. “Não há motivos para alarde e preocupação. Agimos conforme os protocolos do Ministério da Saúde para casos de suspeita de meningite”, explicou.
Menos de um mês após uma menina de sete anos, estudante do 2º ano da Escola Municipal Maria Emilia de Paula, bairro Vila Irma, ser internada com suspeita de meningite, a Prefeitura voltou a agir para controlar outro caso semelhante, desta vez, em uma criança de dez meses. Na segunda-feira (4), a menina, que frequentava o Berçário da Escola Municipal Dona Lindu, no bairro São Jacó, acabou falecendo. O diagnóstico final se a causa mortis, de fato, foi por meningite bacteriana, só será revelado no final desta semana.
Conforme a Prefeitura, a menina chegou ao Pronto-Atendimento 24 horas por volta das 16 horas do domingo (3). Ela apresentava um quadro neurológico preocupante e acabou encaminhada para o Hospital Sapiranga. À noite, por volta das 22 horas foi transferida para o Hospital Conceição, em Porto Alegre, onde acabou falecendo. Na internet, houve até casos de pessoas que espalharam informações, dizendo que Sapiranga estava vivendo um “surto de meningite”. O secretário, Emerson Leite, lamentou o episódio.
Fique por dentro
A Secretaria de Saúde teve a comprovação de que se tratava de um caso de suspeita de meningite quando os pais solicitaram ao Município medicamentos relativos à doença. Imediatamente, então, foi acionado o protocolo para casos do tipo, como já havia ocorrido em 9 de abril, quando foi constatado caso na Escola Municipal Maria Emília de Paula. Na época, a agilização no atendimento à uma criança de 7 anos, que teve diagnóstico clínico da doença, posssibilitou sua recuperação sem sequelas, além de toda a comunidade e familiares serem atendidos. O mesmo ocorre neste caso da EMEI Dona Lindu, onde familiares, crianças e pessoas que tiveram contato com a menina foram medicados preventivamente. A Secretaria Municipal de Saúde de Sapiranga reforça que não há motivo para alarde, e que o protocolo para casos de suspeita de meningite foi ativado, mais uma vez, de forma rápida e que a medicação é eficaz no combate à doença