Sistema colaborativo de câmeras pode ser alternativa para ajudar na segurança em Campo Bom

Campo Bom – Em meio a debates quanto a segurança pública no Centro, os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão da Câmara Municipal, um projeto de lei do Executivo para criação de sistema colaborativo entre entidades públicas e privadas, assim como pessoas físicas e jurídicas, para acesso às imagens das câmeras dos circuitos fechados de TV para potencializar ações de segurança pública.

A proposta quer por meio de parcerias com proprietários dos diversos pontos de captação de imagens aumentar a área de vigilância. O secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Campo Bom, Fabiano Feldes, explica como será o funcionamento do projeto assim que sancionado. “Haverá um geomapeamento desses equipamentos privados e será compartilhado com os órgãos de segurança para ampliar o leque do videomonitoramento. Já temos como parceiro, uma empresa de Campo Bom que possui sistema de armazenamento em nuvem e consegue disponibilizar imagens online para enviar a central junto a Brigada”, disse. Feldes afirma que para as outras câmeras sem relação com essa empresa será feito um mapeamento. Placas e adesivo serão oferecidos para identificação como parceiro da segurança pública. Os vereadores expressaram opiniões quanto ao assunto na sessão aonde o tema segurança esteve bastante presente.

Fique por dentro

Alexandre Hoffmeister (PP) revelou o esforço dele e de colegas quanto a situação da Polícia Comunitária em Campo Bom. “Estivemos em agenda em Porto Alegre, junto com o vice-governador, para achar uma solução. Só temos segurança ainda em Campo Bom por causa do Consepro com ajuda de empresários”, disse.

O vereador Joceli Fragoso (PTB) entende que a ação será um complemento as 16 câmeras do cercamento eletrônico com central a ser instalada junto a Brigada Militar. Além de comerciantes, o delegado local, Clóvis Nei da Silva e o capitão responsável pela Brigada no município, Tiago Reimann da Silveira, participaram da sessão.

Opiniões dos vereadores

Jair Wingert (PP). “Infelizmente a solução passa pela criação de uma Guarda Municipal armada. Campo Bom recebe 4 a 5 brigadianos, quando tinha que receber 30”, disse lamentando o sucateamento da Brigada Militar no Estado.

Sandra Orth (PSDB). “Precisamos de ações efetivas e não discursos. A Brigada Militar faz sua parte, o comércio também, mas espero que de toda essa dedicação possamos ver nossa cidade mais segura”, disse afirmando serem necessárias mais ações.

Texto: Fábio Radke

Foto: Deivis Luz