Sessão acirrada marca a aprovação do Ficha Limpa

Sapiranga – Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Sapiranga aprovou na segunda-feira (9) o projeto enviado à Casa pela Prefeita da cidade, Corinha Molling, que estabelece a Ficha Limpa para todos os cargos de confiança e funções gratificadas do município. 
A Procuradoria Geral de Sapiranga trabalha agora para orientar os funcionários públicos, que terão 120 dias para apresentar certidões de ações cíveis e criminais emitidas pela Justiça Federal do RS e tribunais competentes nos últimos dez anos, quando se trata de função pública que implique foro especial.
O projeto da Ficha Limpa sancionado por Corinha frisa que funcionário público que for condenado em trânsito julgado, não poderá trabalhar no serviço público por um período de oito anos.
Alguns vereadores manifestaram-se contrários ao pedido de urgência do projeto.Bruna Blos (PP) foi uma das contrárias na questão, pois disse que um processo, com os devidos recursos solicitados, pode demorar  muito, postergando o afastamento de servidores. “Se alguém tem pena de 10 anos, ele cumpre oito e nos últimos dois anos já pode participar da administração. Assim que o servidor fosse condenado por órgão colegiado, já deveria ser afastado”. 
Outros parlamentares, como Valmir Monteiro (PMDB), Rubinho (PP), Camilo (PSB) e Vilmar Machado (PTB), exigiram a votação com urgência do projeto. “Temos que votar logo o Ficha Limpa. Não entendo porque tem vereador que quer segurar isso mais uma semana. Vamos acabar logo com essa novela”, solicitou o progressista Rubinho.