Segundo assessor para os vereadores ganha novo capítulo

Sapiranga – Em reunião ocorrida entre os vereadores no final da tarde de segunda-feira (24) o presidente da Câmara, Guto (PMDB), enfatizou: coloca em votação o segundo assessor para cada um dos 15 parlamentares, no entanto, nenhum dos vereadores poderá utilizar valores em diárias no restante deste ano. Além disso, Guto prometeu exonerar cinco cargos de confiança (cc’s) da secretaria da Casa. 
O presidente acredita que, com essas medidas, as despesas da Câmara não ficarão comprometidas. “A proposta visa criar dez cargos, visto que outros cinco só seriam realocados dentro da Câmara, sendo exonerados da Secretaria da Câmara e admitidos como assessores de bancada”, disse Guto.   
Em 2013, conforme o Tribunal de Contas do Estado (TCE), foram utilizados pelos vereadores de Sapiranga cerca de R$224 mil em diárias, passagens e inscrições para cursos/congressos.
“Elas por elas” 
Com a criação dos dez cargos a mais, o impacto nos cofres da Câmara de Vereadores seria de no mínimo R$240 mil por ano. Por isso, Guto acredita que o caminho é o corte de diárias. “Gastos a mais eu não vou permitir. Esse valor com os assessores substituiria os gastos com diárias”. 
Dois a menos 
Dois cargos (dos dez que serão criados) podem ficar “em branco”. Isso porque os progressistas Bruna Blos e Sandro Seixas já falaram em diversos momentos que irão abrir mão do segundo assessor. A maioria dos outros vereadores garantem que o atendimento para a população será qualificado com o segundo assessor.   
Votação
A proposta deve ir à votação nas próximas semanas. Balardin (PTB) e Rubinho (PP), que se manifestaram contrários inicialmente, devem votar sim agora. “Se tivermos uma reforma administrativa nos cargos que estão sobrando na Secretaria, sou favorável. Ainda mais com o corte de diárias. Quase nem utilizo do mesmo”, disse Balardin (PTB).