Saúde em colapso; vereadoras de Araricá pedem clareza e agilidade

Foto: Reproducao/TV Camara YouTube

Araricá – Novo encontro entre vereadores, velhos assuntos. Na sessão ordinária de quarta-feira (29), temas atuais e outros que já foram abordados, assim como defasagens antigas foram novamente discutidos no 4º encontro do ano no Plenário de Araricá.

 

De preocupação nacional, a dengue voltou a ser discutida entre os vereadores. E, mais uma vez, quem apontou o tópico e os problemas enfrentados na cidade foi a vereadora Jordana de Lima (Republicanos). Com uma indicação, ela sugeriu a aplicação do Inseticida Fludora como controle químico de efeito residual para população adulta de Aedes aegypti, o mosquito da dengue.

O posicionamento da vereadora surge diante de uma “desatenção” do Poder Público. “Vejo uma negligência do Poder Executivo (prefeitura) em não estar já procedendo com essas prevenções que o Estado coloca, já tem normativas, normas técnicas, em não estar executando essas medidas de prevenção para o nosso município em relação à dengue”. Além disso, outro aspecto da saúde foi abordado na sessão, as filas de espera.

Transparência

A falta de transparência enfrentada pela comunidade arariquense no agendamento/realização de exames foi motivo de um pedido de providências da vereadora Maele Ramão Garcia (União Brasil), para que a prefeitura atualize as listas de espera publicadas no próprio site. “As pessoas ficam esperando, morrem por falta de diagnóstico, por negligência. A saúde aqui está bem complicada”, cita a vereadora.