Sapiranga ganha força no governo Sartori com anúncio de Ildo no Detran

Representação | Ildo Mário Szinvelski exercia interinamente a função

Sapiranga – O município volta a contar com uma liderança no governo estadual. Morador do bairro Centro, Ildo Mário Szinvelski, que exercia interinamente a função de diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran/RS), foi confirmado no cargo nesta segunda-feira (9) pelo governador, José Ivo Sartori (PMDB). Os demais nomes da autarquia serão divulgados nos próximos dias por Sartori.
Szinvelski assumiu interinamente o Detran/RS no início de janeiro, em razão da exigência legal de que uma autoridade competente assine a expedição de documentos de habilitação e de veículos, o que regularizou as rotinas operacionais referentes à documentação junto às empresas responsáveis pelo processamento e impressão. Szinvelski tem 35 anos de carreira pública vinculada ao setor de trânsito.
Funcionário público conquista vaga disputada entre partidos
O cargo de diretor do Detran era um dos mais cobiçados do segundo escalão. Para a posição, o PDT pleiteava a indicação do ex-deputado Vinícius Ribeiro. Szinvelski, assume com a promessa de estabelecer transparência nos processos do órgão, com fortalecimento nas ações de controle por auditoria e corregedoria. Szinvelski é ex-agente rodoviário da Brigada Militar, concursado para o órgão. Ildo não tem filiação partidária, sendo o primeiro servidor a ocupar o cargo de diretor-geral do Detran gaúcho, que está vinculado à Secretaria Estadual de Modernização Administrativa e Recursos Humanos.
CNH
lldo chega ao posto de diretor em um momento onde a população reclama que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) expedida no Rio Grande do Sul é uma das mais caras do país. Em recente entrevista coletiva, o diretor disse que o sistema de formação e exame de condutores empregado no Estado é um dos mais qualificados e que a proposta é qualificar ainda mais o sistema para reduzir os indicadores de acidentes e mortes.
Conforme o Detran/RS, em 2014, 2.023 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Estado. Uma de suas metas é implementar a filmagem das provas práticas para dar caráter documental nos testes de direção.