Sapiranga 67 anos: Valmir Monteiro fala das ideias como presidente da Câmara de Vereadores

Um mandato de vereador, um período de atuação como secretário adjunto de Desporto e mais uma eleição para vereador e agora uma eleição para presidente do Legislativo. Assim pode se resumir um pouco da história de Valmir Monteiro, o vereador responsável por conduzir os trabalhos do Poder Legislativo no ano em que Sapiranga completa 67 anos de emancipação. Natural de Miraguaí, no noroeste do Rio Grande do Sul, Monteiro chegou em 1992 em Sapiranga e não esconde a satisfação de poder ocupar o cargo. “O sentimento é de realização de qualquer político. Quando você concorre a uma cadeira no Legislativo, o primeiro sonho é chegar lá, afinal não é fácil. Estando eleito, o segundo sonho é ser presidente da Câmara. Então é uma honra muito grande para mim, mas também um compromisso muito grande”, exalta Valmir. “Quero fazer dessa cadeira de presidente um legado para minha família e meus amigos”, completa.
O carinho de Valmir com a cidade se estende aos moradores. “Quem conduz essa cidade é o povo de Sapiranga, que levanta cedo para cumprir com suas obrigações e colocar o pão na mesa todos os dias”.

Ideias da gestão

A ideia principal na sua gestão como presidente está definida: será a economia de recursos. “Tudo o que a gente puder fazer para economizar recursos, será feito. Já realizamos conversas com os servidores, com os vereadores e todos sabem que o dinheiro não é nosso, é do povo de Sapiranga. Queremos economizar o máximo possível”, elenca o presidente do Legislativo. Entre as medidas já adotadas para a economia de recursos está o fim do pagamento da linha telefônica que os vereadores tinham direito. “A gente conversou e cada um, a partir de agora, vai pagar pela sua despesa telefônica”. Entre as demais medidas que Valmir pretende implementar, está a revisão de todos os contratos. “Os contratos serão reavaliados. Vamos renovar o que é necessário e o que não for será cancelado. E ainda tentaremos renegociar os valores”, explica o vereador.

Aplicação dos recursos economizados

Valmir destaca que a saúde será a principal área que receberá indicação de investimentos dos recursos economizados pelo Legislativo em 2022. “A gente já sabe que a saúde tem uma necessidade muito grande de recursos, já conversamos também com o hospital e existe uma demanda reprimida de cirurgias eletivas, então queremos que o recurso seja investido nessa área”, detalha Valmir. A devolução dos valores não está definida, se ocorrerá de forma parcial ou de forma única. “Ainda não sentei para conversar com a prefeita Carina para ver como vamos proceder, mas talvez faremos ao longo dos meses, sempre que os recursos estiverem disponíveis”, explica o vereador.
Apesar de ter o poder de decisão, todas as ações serão definidas em conjunto. “Tudo será debatido com os colegas vereadores. A última palavra é do presidente, mas vamos ouvir todos”, cita Valmir. “Graças a Deus a minha relação sempre foi boa. Respeito todos e, como presidente, mais ainda”, finaliza.