Reunião no Consulado da Argentina discute restrições ao setor calçadista nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (07), às 9h, o presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado Issur Koch, e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, se reúnem com o cônsul-geral da Argentina no Rio Grande do Sul, Jorge Perren.

 

Na pauta do encontro, as restrições argentinas às importações calçadistas.

Com as novas medidas impostas pelo Banco Central da Argentina em 27 de junho, até 30 de setembro de 2022 os pagamentos das mercadorias só serão liberados após 180 dias. A medida preocupa a Abicalçados. “Considerando que o pagamento ocorrerá seis meses após a chegada da mercadoria no destino, alguns negócios serão prejudicados e outros inviabilizados”, avalia Haroldo.

EXPORTAÇÕES

Para Issur, a reunião será importante para esclarecer alguns pontos da medida, ao mesmo tempo que permitirá ao Parlamento Gaúcho saber de que forma poderá atuar mais diretamente nesta questão. “O setor vive um bom momento, também, por suas exportações para a Argentina. O país vizinho é nosso segundo mercado comprador, o que dá uma dimensão de sua importância para a geração de emprego, renda e negócios. De janeiro e maio deste ano, por exemplo, as exportações de calçados somaram 64,24 milhões de pares, gerando divisas de US$ 538,72 milhões, com crescimento de 30,3% em volume e 66,5% em receita em relação ao ano passado”, destaca Issur, que também preside na Assembleia a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista.