Repórter do Grupo Repercussão é agredido por apoiadores de Foss

Veículo do Grupo Repercussão foi depredado por bandido que agrediu profissional de imprensa do Grupo Repercussão | Fotos: Reprodução

Sapiranga/Araricá – O repórter, responsável pela cobertura das eleições em Araricá e em Nova Hartz no último domingo (15), se encaminhou ao município arariquense após a festa da vitória do prefeito nova-hartense reeleito, Flávio Jost. Ao entrar no município, pela avenida José Antonio de Oliveira Neto, o repórter percebeu que uma quadra próxima a prefeitura estava bloqueada, com correligionários do PSL. Neste momento, o resultado das eleições através do TSE estava com pouco mais de 87% das urnas apuradas, e com uma diferença de poucos votos entre os candidatos Flávio Foss (PSL) e Oseas Garcia (DEM). Para aguardar a finalização da contagem de votos, o jornalista estacionou o carro na esquina da avenida Vinte de Setembro com a rua da Conceição, a poucas quadras do centro. No local, após alguns minutos, um homem de dentro do seu carro, uma caminhonete preta, junto com uma mulher, no banco do carona, solicitou ao repórter para baixar o vidro do carro. Após, ele questionou ao jornalista se ele era do Repercussão e, quando recebeu a confirmação, disse “vai fazer campanha em Sapiranga e nas outras cidades, te some daqui”.

“Sai daqui, some daqui, não vem mais aqui”

O repórter fechou o vidro do carro e o homem foi embora do local. Após cerca de cinco minutos, o homem retornou ao local e, de maneira agressiva, tentou abrir a porta do veículo, que estava trancada. Com a força, ele arrancou o trinque da porta. Em seguida, golpeou duas vezes com socos a janela do motorista, quebrando o vidro, caindo estilhaços sobre o jornalista. Então, ele arrancou os óculos do rosto do repórter e jogou para dentro do veículo. Ele, então, de maneira muito agressiva, ordenou que o repórter saísse do local, gritando: “sai daqui, some daqui, não vem mais aqui”.

Neste momento, o jornalista, que aguardava com o carro ligado, arrancou e saiu em disparada até encontrar um local seguro para encontrar o caminho de volta à sede do jornal. Felizmente, o repórter teve somente leves arranhões no braço, em função dos cacos de vidro que caíram sobre ele. O veículo em que o repórter estava sofreu danos materiais.

Projeto irregular

A fúria do apoiador do prefeito ocorre em um momento em que o Grupo Repercussão denuncia desmandos e casos de irregularidades (apontadas até mesmo pelo Tribunal de Contas do Estado/TCE/RS) envolvendo a necessidade de a Prefeitura suspender o pagamento de mais de R$ 300 mil a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul), de Santa Catarina. O contrato é apontado como irregular pelo conselheiro do TCE, Alexandre Postal.

Ódio em discurso

O Grupo Repercussão lamenta e refuta toda e qualquer tipo de violência contra profissionais da imprensa ou empresas jornalísticas. Mas, tamanha fúria do apoiador do prefeito encontra explicação através do próprio discurso de ódio proferido pelo prefeito, Flávio Foss, momentos após vencer a eleição. “É uma pouca vergonha um casal de velhos puxando gente para trocar sorvete por votos. Teve gente sorrateira, tipo rato, que foram para as tocas no chão, tentando iludir vocês, mentir para vocês, oferecendo droga para as crianças para pedir voto. Esse tipo de gente vamos banir de Araricá”, declarou o prefeito do município.