Repercussão recebe candidatos ao Senado general Mourão e Olívio Dutra nesta quarta-feira

Olívio Dutra (à esquerda) e General Mourão ( à direita). Fotos: Divulgação

Região – Para dar continuidade a série de entrevistas com os candidatos que disputam as eleições, o Grupo Repercussão recebe nesta quarta-feira (28), os candidatos ao Senado Federal, o general Hamilton Mourão (Republicanos) e Olívio Dutra (PT). Enquanto a entrevista do atual vice-presidente da República ocorrerá ao meio-dia, o ex-governador do RS, Olívio Dutra, participará da entrevista a partir das 14 horas.

BIOGRAFIA DOS CANDIDATOS 

GENERAL MOURÃO 

O General de Exército, Antônio Hamilton Martins Mourão, é o vice-presidente da República. Filho de Antonio Hamilton Mourão e de Wanda Coronel Martins Mourão, nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 15 de agosto de 1953. Oriundo do Colégio Militar de Porto Alegre, ingressou no Exército Brasileiro em fevereiro de 1972 e, em 1975, foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia, graduando-se em Ciências Militares.

Ao longo de 46 anos, exerceu funções típicas de oficial subalterno e intermediário nos corpos de tropa, de instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e de assessor de estado-maior de Grandes Unidades e Grandes Comandos nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Amazônica, e no Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília. Desempenhou, ainda, o cargo de comandante do 27º Grupo de Artilharia de Campanha, em Ijuí, Rio Grande do Sul, no triênio 1998 – 2000. No exterior, representou o Brasil na Terceira Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola, em 1996/1997, e como Adido de Defesa e do Exército na Venezuela, de 2002 a 2004.

Após deixar o serviço ativo, em fevereiro de 2018, Mourão assumiu a presidência do Clube Militar, no Rio de Janeiro, condição na qual permaneceu até iniciar a sua participação no processo eleitoral, como candidato ao cargo de vice-presidente da República.

OLÍVIO DUTRA

Olívio de Oliveira Dutra é um sindicalista filiado ao Partido dos Trabalhadores. Com base política no Rio Grande do Sul, foi prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul e ministro das Cidades durante o governo Lula. É candidato a senador pelo PT em 2022.

Ele é filho de Cassiano Xavier Dutra e Amélia de Oliveira Dutra. Após o seu nascimento, seus pais se mudaram para São Luiz Gonzaga, onde o filho concluiu o ensino médio. Posteriormente formou-se em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhou como bancário no Banrisul a partir de 1961 e foi eleito para a presidência do sindicato da categoria em 1975.

Em 1986, foi eleito deputado federal. Em 1988, contrariando todas as pesquisas, vence as eleições para a Prefeitura de Porto Alegre.  Em 1998, foi eleito governador do Estado. Em 2003, Olívio Dutra foi empossado pelo governo Lula no recém-criado Ministério das Cidades. Em 2006, novamente ele concorreu do Governo do Estado, mas não foi eleito. Em 2014, concorreu ao Senado, também não sendo eleito. Agora, em 2022, tenta novamente uma vaga no Senado.