Reforma política: Molling cobra a unificação eleitoral

Autor do Projeto de Lei (PEC) 160/2007 e da emenda 86, que tratam de questões envolvendo a Reforma Política, o deputado federal Renato Molling (PP) aguarda ansiosamente pela votação das medidas na Câmara dos Deputados nas próximas semanas. A intenção da PEC é simplificar e baratear o sistema eleitoral brasileiro.
Renato defende a realização das eleições unificadas a cada cinco anos para todos os cargos eletivos. Dessa maneira, o eleitor irá apenas uma vez até às urnas para votar a presidente, senador, deputado federal, governador, deputado estadual, prefeito e vereador. “Isso descentralizaria os recursos que hoje se concentram na capital federal e desobstruiria o andamento de projetos que atrasam em ano eleitoral”, comenta.
Segundo o deputado o andamento dos repasses dos recursos e votações ficam paralisadas pelo período eleitoral. A unificação daria mais fluidez às eleições. “São quatro meses quase parados, tempo essencial para o prosseguimento de diversas pautas e projetos”, explica.
Para Molling, se aprovada, a PEC 160/2007 significará um grande passo em direção à otimização do sistema eleitoral do país. “Diminuindo os custos das campanhas eleitorais e aumentando a coordenação entre os trabalhos dos diferentes níveis da Federação – Estados, municípios e União -, poderão atuar de forma mais cooperativa e planejada”, afirma.