Raio–x das eleições 2014

Um verdadeiro batalhão de brasileiros preferiu se abster do direito de votar na eleição de 5 de outubro. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 27.698.475 eleitores não compareceram às urnas, o que representa 19,39% da população apta a votar.  No comparativo com as últimas eleições gerais, em 2010, houve um aumento de 2,2 milhões de eleitores que deixaram de votar. 
Nos municípios onde o Jornal Repercussão circula, 17.850 pessoas optaram em não exercer o direito de escolher os políticos que representarão o País e o Estado, bem como deputados, pelos próximos quatro anos. Outras 4.649 pessoas optaram por votar em branco e outras 4.424 anularam votos.
As campanhas eleitorais no rádio e na televisão vão aprofundar a divulgação das propostas dos candidatos  ao governo do Estado e do futuro(a) presidente(a). Os programas iniciam nesta quinta-feira (9) e encerram na sexta-feira (24). O segundo turno das eleições no País ocorrerá no domingo (26).
O resultado das eleições de 2014 mostraram números diferentes do que as pesquisas encomendadas pelos partidos aos institutos. Tanto em nível nacional quanto no âmbito estadual, o resultado das urnas mostrou que a teoria não se confirmou. Em nível federal, quem passou para o segundo turno foi Aécio Neves (PSDB) e não Marina Silva (PSB), como as pesquisas projetavam. Na esfera estadual, Ana Amélia Lemos (PP) acabou não confimando o seu favoritismo nas urnas, ficando como a terceria mais votada.
Para incentivar a participação, o TSE desenvolve campanhas de conscientização da população sobre a relevância do voto. A hashtag “vempraurna” e o slogan “seu voto vale o Brasil inteiro” conclamam os eleitores a participarem das Eleições.