Pré-candidatos avaliam a pauta do Hospital Regional Federal

Região – Na edição anterior, o Grupo Repercussão apresentou o ponto de vista de alguns dos pré-candidatos a deputado federal e estadual no âmbito da proposta de construção e implantação de um Hospital Regional Federal no eixo dos vales do Sinos e Paranhana.

 

Agora, nesta semana, mais cinco pré-candidatos(as) avaliam a viabilidade da proposta e os fatores que pesam a favor e contra desta medida.
Em maio, o Governo Estadual lançou o Programa Cirurgia+ para promover a ampliação temporária de acesso à realização de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos eletivos. Mas, as lideranças entendem que é necessário descentralizar os serviços de saúde, tirando especialidades da Capital para uma nova estrutura.
O deputado estadual e pré-candidato a deputado federal, Dalciso Oliveira, do PSB, avalia o tema. “Este assunto volta à pauta e ele sempre abre uma discussão mais ampla. Algumas informações precisam ser explicitadas: sobre os serviços e as especialidades que seriam oferecidas, a forma de financiamento, o local e quais seriam os municípios atendidos e se seria possível ampliar o atendimento até a Encosta da Serra e Serra.
Falar sobre isso sem ter todos estes questionamentos explicados, no meu entendimento, é precipitado”, avaliou.

O que pensam as lideranças sobre a criação do Hospial Regional Federal

Jefferson Müller, pré-candidato a deputado estadual do PSB. “Entendo que a principal prioridade atinente à Saúde em nossa região não é neste momento a construção de um novo Hospital, e sim ampliar os serviços, especialidades e os valores propostos de cofinanciamento das estruturas de saúde hoje existentes e que estão em sua maior parte subutilizadas. Entendo como economicamente mais viável e mais racional utilizar as casas de saúde que já temos nas diversas cidades dos vales dos Sinos e Paranhana, que se forem irrigadas com recursos darão ainda melhores resultados a nossa população. O Hospital Regional apenas se justificaria em minha ótica, dentro de um conceito de Hospital-Escola, vinculado a uma organização de ensino, servindo não apenas para atendimentos, mas para a ampliação do conhecimento e formação de novos profissionais e especialistas”.

Gênifer Engers, pré-candidata a deputada estadual do PDT. “O pleito do Hospital Regional Federal precisa de muito apoio. Se sair do papel, serão muitas pessoas beneficiadas e muitos custos de prefeituras terão redução com a centralização dos atendimentos.
Estamos desde 2021 nessa mobilização que não quer o fechamento de nenhum hospital que já existe e sim melhorar e facilitar o acesso ao que é oferecido hoje. Conhecemos uma ideia concreta em Palmeira das Missões, temos uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa que também está tratando desse tema e seguimos atentas aos novos desdobramentos. O nosso objetivo é permitir que a população tenha o melhor atendimento e isso passa por uma centralização dos serviços. Antes de mais nada, é necessário também que o Governo Federal avalie um aumento dos investimentos”.

Marcel van Hattem, deputado federal e candidato a reeleição pelo Novo. “Precisamos olhar com cautela para esse tema, principalmente em ano eleitoral. Não sou de plano contra a ideia, pelo contrário, a iniciativa tem ótimas intenções, mas pondero que os recursos da saúde são escassos: se destinamos dinheiro para uma instituição, outra deixa de recebê-lo. Por isso é importante termos critérios bem definidos na hora de tomarmos esse tipo de decisão, pois corremos o risco de gastar uma quantidade muito grande de dinheiro para a construção de uma nova estrutura enquanto há hospitais na região que poderiam receber tal investimento, aplicá-lo de forma mais eficiente e ampliar suas capacidades de atendimento local. Por esse motivo pondero que deve ser pensado se não seria mais adequada a destinação desse recurso para a modernização, ampliação e custeio dos hospitais já existentes. Do jeito que está, com certeza não dá para ficar”.

Nadine Anflor, pré-candidata a deputada estadual do PSDB. “Todas as iniciativas que visam melhorias e ampliação no atendimento à população na área da saúde são sempre bem-vindas, ainda mais quando o objetivo é, além de qualificar, facilitar o acesso ao sistema de saúde, evitando, inclusive, grandes deslocamentos dos pacientes. No entanto, é preciso ter responsabilidade e uma ampla discussão sobre a iniciativa, pois não se pode prejudicar serviços que já estão em funcionamento em detrimento de um hospital federal.”

Delegado Branco, pré-candidato a deputado federal pelo Podemos. “Sou favorável à instituição de um Hospital Regional Federal, só que sei do tamanho do empreendimento. Sei da quantidade de recursos que tem que se mobilizar para que isso venha se concretizar, então sou favorável que se estude essa possibilidade, e que se for viável e não desguarnecer as outras unidades de saúde da região, que se proceda a construção desse hospital. Mas, tem que haver estudo prévio que aponte a viabilidade prévia disso acontecer de forma segura ao sistema de saúde”.