Ponte da Avenida dos Municípios é inaugurada com vistoria de Eduardo Leite no local

Campo Bom – O vice-prefeito de Campo Bom, Beto Santos, representando o prefeito Luciano Orsi, participou na manhã desta quarta-feira (22) de uma vistoria realizada na ponte da Avenida dos Municípios, na divisa entre Campo Bom e Novo Hamburgo. A comitiva foi liderada pelo Governador Eduardo Leite e contou com a participação do secretário Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, do deputado Lucas Redecker, da prefeita de Novo Hamburgo Fátima Daudt, de integrantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), entre outras autoridades políticas estaduais e regionais.

“Essa é uma obra que auxilia no progresso de nossa cidade e região, ao mesmo tempo que traz novas responsabilidades na área da segurança e trânsito, as quais já estamos tratando”, destaca Santos.

Segundo Orsi, a ponte da Avenida dos Municípios tratava-se de um antigo anseio da comunidade, esperada por três décadas pelos moradores da região e que serve como rota alternativa a ERS 239, podendo auxiliar ainda na logística das empresas da região, bem como facilitando o tráfego para os cidadãos.

30 anos até a liberação

A ponte da Avenida dos Municípios tem 44 metros de comprimento e 12,6 metros de largura. A obra só foi liberada em novembro de 2019, após mais de 30 anos e passagem de diversos governos.

A autorização para a sua construção aconteceu em 1989, pelo então governador Pedro Simon. A obra fazia parte do projeto da Avenida dos Municípios com o objetivo de interligar as cidades de Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo e São Leopoldo, passando pelo Arroio Pampa. Em 1994, foram concluídos os primeiros nove quilômetros da avenida. A extensão da pista liga a RS-239 ao limite entre as cidades de Campo Bom e Novo Hamburgo. A partir de então, o trecho restante de asfalto somente foi realizado em dezembro de 2011, depois de diversos processos judiciais. Já a “Ponte da Vergonha”, como ficou conhecida, passou por dez gestões estaduais até que, enfim, fosse finalizada no ano passado.

Em 18 de novembro de 2019, a ponte foi liberada por volta das 11 horas. Houve buzinaço e foguetório por parte dos populares. Porém, à tarde, o Daer emitiu nota explicando que a obra não havia sido liberada para tráfego, e sim para a conclusão dos serviços de sinalização e defensas metálicas. Pouco tempo depois, a ponte pode receber o tráfego de veículos.