Papel dos municípios no desenvolvimento do agro é tema de assembleia da Famurs na Expointer

Rio Grande do Sul – A Assembleia Geral de Prefeitos foi mais uma das atrações da 46ª edição da Expointer, em Esteio, nesta quarta-feira (30). Sob olhares atentos de chefes do Executivo de diversos cantos do Rio Grande do Sul, além de secretários municipais e autoridades, como deputados, o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado, Giovani Feltes, e o governador Eduardo Leite, o Centro de Eventos Rivaci Sperotto presenciou mais um evento promovido pela Federação das Associações de Municípios (Famurs).

 

Com o slogan “Nosso Agro valoriza o Rio Grande, fortalece o Brasil”, a assembleia foi realizada com o objetivo de abordar dados com relação à economia e ao agronegócio, além da importância da atividade do campo e da agricultura familiar, que conduzem a Expointer. O papel dos municípios para aproximar os trabalhadores das ferramentas de desenvolvimento presentes no setor também conduziram, assim como soluções de desenvolvimento também foram pauta, conforme destacou o presidente da entidade e prefeito da cidade de Campo Bom, Luciano Orsi.

“A nossa Expointer é um grande evento que, a cada ano, tem batido recordes, trazendo o melhor que tem no campo, como animais e tecnologia para incentivo a outros negócios. Hoje, por exemplo, nosso agro corresponde a 40% da economia do nosso Estado”, frisou Orsi à reportagem.

“Então, é muito importante que cuidemos bem disso. E nos municípios é onde tudo acontece. Embora exista o papel estadual e nacional, é nas cidades que as coisas acontecem. Precisamos desses diálogos com os produtores, agregando valor aos municípios, Estado e País”, conclui o presidente da Famurs.

 

“A Famurs é deles”

“Trabalhamos forte. Temos uma área técnica muito capacitada e estamos participando de todos os debates nos quais os setores do agro e da agricultura familiar estão representados. Os prefeitos, que conhecem a realidade de cada cidade, precisam estar próximos. A Famurs é deles e nós servimos a todos”, disse Luciano Orsi.

 

“Para a cidade de Três Coroas, que tem cerca de 24,5 mil habitantes, é importante essa divulgação e que nosso agricultor, que virá até a Expointer, veja o que há de bom e o que pode somar e levar para a nossa cidade aquilo que há de melhor. Precisamos prestigiar e levar desenvolvimento para a nossa cidade. Temos que apoiar a agricultura”, explicou à reportagem o prefeito de Três Coroas Alcindo de Azevedo.