Oseias Oliveira assume presidência da Câmara de Nova Hartz e prega respeito entre poderes

Foto: Arquivo JR

A Câmara de Vereadores está sob novo comando. Ela será presidida pelo vereador Oseias Oliveira, do PSDB, pelo vice Cleomar Bueno, Progressistas, e pelos secretários Vagner Surkampf, do PSB, e Adriano Ferreira, do Progressistas. A nova mesa diretiva tem como principal objetivo manter o bom funcionamento dos trabalhos internos, nas sessões e ser o elo de ligação entre Legislativo e Executivo. Com um orçamento superior a R$ 2.500.000,00, outra responsabilidade do presidente é gerenciar bem os recursos públicos.

 

Para o novo presidente Oseias, a economicidade será fundamental para o andamento dos trabalhos na Câmara e cita que, por isso, está atento às renovações contratuais que exigem um olhar aguçado para não elevar os custos da Casa. “Vim com uma linha de economicidade. Estamos com a maioria dos contratos vencendo e eu venho renegociando, para continuar nesta linha de respeito ao dinheiro público”.

Ainda sobre a sua caminhada na vida pública, Oseias comenta que haverá uma relação harmoniosa entre o Executivo e o Legislativo. “Quando me candidatei a presidência da Casa, conversei com todos os vereadores sobre ser um presidente democrático. Temos que respeitar o Executivo e este o Legislativo. Nada acontece na cidade se não passar pela Câmara de Vereadores”, pontua.

Repercussão – Como pretende conduzir os trabalhos em 2022?
Oseias – Eu vim com uma linha de economicidade. Estamos com a maioria dos contratos vencendo e eu venho renegociando para continuar nessa linha. O vereador Juliano foi muito bem, então, eu quero continuar com o viés de respeito do dinheiro público. Também, quando me candidatei a presidência da Câmara, conversei com todos os vereadores: quero ser um presidente democrático. Temos que respeitar o Executivo e este respeitar o Legislativo. Nada acontece na cidade se não passar pela Câmara de Vereadores.

Repercussão – O prédio da Câmara é antigo e, em outros anos, passou por reformas. Qual a sua opinião?
Oseias – É um prédio antigo e carece de reformas. O telhado, quando chove, tem goteiras. Lembro que muitos presidentes investiram em reformas e não resolveu. Temos a carência de arrumar as cadeiras do plenário que estão deterioradas. Dói investir dinheiro nesse prédio, porque não é nosso, é cedido, mas tem algumas necessidades que a Câmara precisa para o bom andamento e também para acolher as pessoas. Agora, em um primeiro momento, não tenho em mente fazer uma reforma na Câmara, mas futuramente em um projeto a longo prazo.

Repercussão – A sociedade exige transparência das decisões. O que pretende aplicar em 2022?
Oseias – Hoje temos um sistema de transmissão ao vivo das sessões da Câmara. Estou tentando implantar uma transmissão das reuniões de comissões, porque, às vezes, as pessoas não sabem que os vereadores se reúnem durante a semana para avaliar os projetos, dar parecer. Então, eu quero melhorar o sistema de transparência da Câmara.

Estamos avaliando melhorar e comprar câmeras melhores, até para a comunidade que acompanha pelas redes sociais ter uma imagem de qualidade, porque hoje as imagens não são. Penso em melhorar o sistema de transmissão e transmitir todas as reuniões de comissões no plenário, e também todas as reuniões que envolvem temas do município na Câmara de Vereadores, como audiências públicas, reuniões com secretários, reuniões oficiais, para as pessoas acompanharem mais de perto o trabalho do Legislativo da nossa cidade.