O que pensam os vereadores que foram os 5ºs mais votados

Série | Reportagens mostram o que pensam os vereadores eleitos

Região – A série de entrevistas e apresentação dos vereadores eleitos em outubro chega à quinta semana. Desta vez, dois dos quatro eleitos ocuparão uma cadeira nas Câmaras de Vereadores pela primeira vez: Adriano Oliveira (do PP de Sapiranga) e Rosa Leães (do PT de Nova Hartz).

Quem foi eleito novamente para exercer o mandato de vereador em Campo Bom foi Milton Wüst, o Milico, do PMDB. Conhecido pela sua atuação nos bairros do Município, Milton teve como cabo eleitoral nada mais nada menos que Giovani Feltes, que inclusive gravou vídeos para Milico.

Em Araricá, Pedro Kautzmann conquistou sua eleição pela segunda vez. Nos últimos quatro anos, Pedro se dedicou na melhora dos serviços públicos no Município nas áreas da agricultura e da infraestrutura urbana. “O trabalho do vereador é legislar e fiscalizar e é isso que vou fazer”, projeta.

Rosa Leães (PT), que até então era suplente na atual legislatura, conquistou a desejada vaga nesta eleição.

Chegou a vez de conhecer os candidatos que obtiveram a quinta maior votação

5º mais votado em Araricá: Pedro Kautzmann (PMDB). Votos: 163
Eleito para o seu segundo mandato no Município, Pedro Kautzmann garante que vai atuar dentro do que compete ao vereador: que é legislar e fiscalizar. “Vamos analisar os projetos bons para a comunidade e o que for bom será aprovado, independente de o PMDB ser oposição”, explica o vereador eleito. Ligado à área da agricultura – ele foi secretário nos quatro anos do governo Sergio Machado -, Pedro comenta que por ter ocupado um posto de frente, possui condições de analisar mais sabiamente como funciona o Poder Público. “Temos que avançar em itens importantes como o projeto da água, que está em andamento. Tenho a certeza de que o próximo prefeito dará continuidade a partir de janeiro. Assim, mais rapidamente teremos água encanada e tratada para a população de Araricá”, projeta. Pedro comenta que não atuará voltado apenas em uma área do setor público. “É um conjunto que funciona como uma engrenagem. Todas as áreas precisam estar afinadas e vou fiscalizar de perto”, explica. Por fim, Pedro acredita ter feito um bom trabalho enquanto coordenou os trabalhos na Agricultura e na Secretaria de Obras.

5º mais votado em Campo Bom: Milton Wüst (PMDB). Votos: 1.397
Um dos vereadores que mais obteve mandatos na Câmara de Campo Bom é Milton Alceu Wüst, o Milico. Nas últimas seis eleições Milton sempre foi um dos candidatos do PMDB mais votados. Foi eleito pela primeira vez em 1996 quando fez 1.274 votos. Depois, vieram três reeleições seguidas (2000, 2004 e 2008). Na eleição de 2012, ficou de suplente na bancada do PMDB, onde novamente fez uma votação expressiva: 1.059 votos. Com um trabalho voltado à atuação comunitária, Milton sempre procurou colocar o bem comum da população de Campo Bom como prioridade máxima. Desta forma, foi eleito duas vezes presidente da Câmara de Vereadores campo-bonense. “Quando fui presidente na primeira vez, com a economia da Câmara, compramos a sede onde hoje funciona o Poder Legislativo”, destaca o vereador, que vai para o seu quinto mandato. Com um trabalho voltado para o bem da comunidade, Milico ajudou a qualificar os bairros de Campo Bom, ajudando na pavimentação de ruas, criação de praças e academias ao ar livre.

5ª mais votada em Nova Hartz: Rosa Leães (PT). Votos: 429
Ela foi diretora, secretária de Saúde e possui amplo conhecimento na gestão pública. Eleita para o seu primeiro mandato como vereadora, Rosa Leães acredita que o bom trabalho desempenhado na Câmara de Nova Hartz (quando assumiu por um ano uma vaga no Legislativo) contribuiu para sua eleição. “Consegui me eleger pelo bom trabalho que faço na defesa de um sistema de saúde e de educação que funcione. Atuo com muita veemência na defesa dos direitos sociais, das mulheres, das crianças e dos idosos e da gestão pública. Tenho uma luta de resistência contra a política do Estado Mínimo”, destaca. A vereadora eleita explica que pretende exercer um mandato coletivo, que represente o anseio da população e de muita responsabilidade junto às pessoas. “Quero implementar uma atuação participativa com os centros comunitários e fortalecê-los. Como oposição, vamos constituir uma bancada que tenha proximidade e afinidade de projetos. Quero ver as propostas do prefeito eleito nas áreas da saúde, educação e os pontos estratégicos. O que for bom para a cidade, defenderei”, conclui.

5º mais votado em Sapiranga: Adriano Oliveira (PP). Votos: 1.133
Eleito pela primeira vez, o progressista tratou de valorizar sua caminhada e jornada de trabalho intenso junto à comunidade. “Sempre fui muito participativo nos movimentos comunitários, junto às igrejas, associações de bairros. Na campanha, forcei bastante as visitas nas casas das pessoas”, relembra. Para a legislatura 2017-2020 o vereador eleito diz que todas as áreas merecem atenção, mas pautará sua atuação no âmbito da saúde. “Vou atuar em todas as áreas. Mas, a saúde é uma das que mais priorizo. Vejo muitas pessoas sofrendo e vou atuar para melhorar isso cada vez mais”, projeta. Adriano acredita que a saúde pública do Município não está 100%, mas observando o que acontece em outros municípios, Adriano acredita que Sapiranga está no caminho certo. “Várias pessoas de outros municípios procuram a UPA 24 Horas, pois sabem que o atendimento é diferenciado e qualificado. Isso ocorre pela boa estrutura na área que Sapiranga oferece”, avalia. O vereador diz que conversará com seus colegas vereadores para que os gastos da Câmara fiquem dentro de um controle. “Por que não funcionar em um turno?”, questiona.
Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664