O que pensam os vereadores que foram os 4ºs mais votados

Série | Reportagens mostram o que pretendem os eleitos em outubro

Região – Dois dentistas, uma professora e um vereador que foi eleito para o seu quinto mandato. Este é parte do perfil dos entrevistados desta semana pelo Jornal Repercussão, dentro da série de reportagens que apresentam os vereadores eleitos em outubro.

Em Araricá, Paulo Foss (PP) obteve a façanha de ser o vereador que mais vezes conseguiu se eleger no Município. É o seu quinto mandato, sendo o quarto consecutivo. “Vou cobrar o prefeito Flávio, mesmo ele sendo o meu irmão. Quero o bem do Município”, garante.

Quem se elegeu para o primeiro mandato para vereador em 2016 em Campo Bom foi o dentista João Paulo Berkembrock. Mostrando preocupação com a estabilização do cenário político local – Campo Bom teve muitos episódios de rixas durante a campanha – João Paulo não escondeu que procurará dar a estabilidade que o prefeito, Luciano Orsi (PDT), necessita. “Temos que acompanhar o Luciano. Ele terá muita dificuldade até para se inteirar de tudo o que tem”, avalia.

Outro dentista eleito na região foi Juliano Borges Peres, em Nova Hartz. “Quero atuar na redução dos gastos públicos na Câmara”, projeta.

Olivia

A quarta mais votada em Sapiranga foi a professora Olivia da Silva Steigleder, do PP. Com uma carreira extensa dedicada à área da educação, Olivia projeta uma atuação no seu campo de origem e ainda lutar por melhorias na saúde. “Não vou trabalhar só pela educação. Vou atuar na área da saúde também”, conta.

Chegou a vez de conhecer os candidatos que obtiveram a quarta maior votação

4º mais votado em Araricá: Paulo Foss (PP). Votos: 184
Paulo Foss foi eleito para o quinto mandato de vereador no Município. Veterano na Câmara, Paulo garante que manterá uma atuação firme, mesmo que o prefeito eleito – Flávio Foss – seja o seu irmão. “Mesmo ele sendo meu irmão, vou fiscalizar e cobrar na tribuna da Câmara o que estiver errado”, garante o vereador. No entendimento de Paulo, o vereador não consegue colocar em prática tudo o que planeja fazer. “Temos que trabalhar conforme às condições que o prefeito proporciona para nós. Não adianta prometer a abertura de uma rua, se isso não é possível”, explica o vereador. Foss contextualizou que neste mandato que encerra em dezembro, concentrou sua atuação em atender as necessidades dos moradores na área da saúde. “Ocorreu muitos episódios de falta de medicamentos”, conta. Foss comenta que os vereadores trabalham e fazem o correto dentro de suas condições. “Algumas das ideias que apresentamos na Câmara são aproveitáveis. Na administração anterior, o prefeito nos ouvia. Agora, não se ouve as sugestões dos vereadores. Quem perde é o morador de Araricá”, conclui.

4º mais votado em Campo Bom: João Paulo (PMDB). Votos: 1.515
Eleito para o seu primeiro mandato como vereador, João Paulo Berkembrock, participou da sua segunda eleição. A partir da manutenção de seu grupo de apoiadores da eleição passada, João Paulo ampliou a sua atuação e trabalho em comunidades e sempre se manteve atento em tudo. Promoveu reuniões e montou sua plataforma de mandato ouvindo às indicações dos seus apoiadores. “Minha votação foi dentro do que esperávamos. Se não tivéssemos agressões e marcações internas dentro do próprio partido, teríamos ampliado ainda mais a votação”, analisa. Em um primeiro momento, João Paulo acredita que o mandato como vereador terá que ser voltado para a estabilização do cenário político do Município. “Temos que acompanhar o Luciano. Ele terá muita dificuldade até para se inteirar de tudo o que tem. Essas restrições de serviços e cortes que vem ocorrendo criarão dificuldades para o Luciano. Temos que pensar o macro da cidade. O Município possui empréstimos e financiamentos que precisarão ser pagos a partir de janeiro de 2017. Teremos que fazer uma base de apoio para o governo para a cidade voltar aos trilhos”, cita.

4º mais votado em Nova Hartz: Dr. Juliano (PP). Votos: 436
Atuando há 12 anos como dentista no Município, Juliano é uma figura nova no cenário político de Nova Hartz. Eleito pela primeira vez, o vereador se filiou no PP no início de 2016. “Tenho uma relação muito próxima com os pacientes. A quantidade de visitas que fiz nas casas foram muito poucas. Somente na última semana de campanha parei de trabalhar no consultório”, revela. Juliano pretende se focar na redução dos gastos públicos na Câmara e reduzir o assistencialismo existente no Município. Para ele, a política se faz em cima de propostas e respeitando as pessoas. “O Flávio Jost – prefeito eleito – é a pessoa com competência para endireitar o Município. Estávamos sem lei e com um Município largado, um descaso muito grande. É inaceitável que um Município do porte de Nova Hartz não possua um aparelho de raio-x para atender as necessidades dos moradores. Quero que a população amplie sua participação na tomada das decisões e participe da vida política do Município. Quero mostrar que é possível melhorar serviços, reduzindo os gastos públicos”, comenta.

4ª mais votado em Sapiranga: Professora Olivia (PP). Votos: 1.137
A professor Olivia da Silva Steigleder vai para o seu primeiro mandato de vereadora. Com uma vida inteira dedicada à área da educação, a vereadora eleita reconhece que o momento para quem atua no âmbito da política não está fácil. “A sociedade está desacreditada no político. Mas, arregacei às mangas e fui à luta. Minha campanha foi de bater de casa em casa, porque vou trabalhar em prol dos munícipes. Não vou trabalhar só pela educação. Vou atuar na área da saúde também. Uma pessoa sem saúde, pode ter a melhor educação do mundo. Mas, se não tem saúde, se torna uma pessoa fraca. Vou focar nessas duas áreas. Vou sempre falar a verdade”, pontua Olivia. Entre as ações que Olivia pretende colocar em prática está a mudança do horário das sessões da Câmara de Vereadores e dar início em conversas para o Município reconhecer a hora-atividade dos professores. “Sei que isso onera, mas temos que ver a possibilidade. O Plano de Carreira do funcionalismo também precisa de ajustes. Temos que ver o que é possível”, projeta Olivia.