Novo capítulo no PMDB de Campo Bom: convenção é anulada e nova disputa deve ocorrer na próxima semana

Campo Bom – A Executiva Estadual do PMDB decidiu anular a convenção do partido ocorrida no município na quarta-feira (20). Por 9 votos a 0, os partidários peemedebistas a nível de Estado optaram por uma nova convenção para disputar quem será o candidato do partido à Prefeitura de Campo Bom nas eleições deste ano.

Conforme anunciado pelo Jornal Repercussão em primeira mão na quarta-feira, Chico Santos, o Chiquinho, venceu a disputa dentro do partido contra o vereador Paulo Tigre, por 25 votos a 22.

O ponto de discórdia entre o lado perdedor e o vencedor está na numeração (feita a caneta e de forma improvisada) nas cédulas de votação entregues aos 33 convencionais membros da Executiva Municipal com direito a voto. O lado vencedor (e que controlou todo o processo da eleição) diz que a inserção dos números foi adotado para dar mais rigidez ao processo. O lado perdedor argumenta que a prática é ilegal, implica em quebra de sigilo de voto e serviria para amedrontar filiados que não votaram na candidatura de Francisco dos Santos Silva.

A data para a nova convenção do partido ainda será confirmada. O prazo máximo para a realização das convenções partidárias (estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral/TSE) encerra em 5 de agosto.

Entenda a disputa interna do PMDB de Campo Bom
O PMDB campo-bonense está dividido em duas alas: a ala liderada pelo prefeito Faisal Karam e a ala liderada por Giovani Feltes. Na quarta-feira (20), o PMDB de Campo Bom realizou sua convenção. Antes da eleição interna, eram cinco os candidatos. Na ala do prefeito, Faisal Karam, o candidato foi Francisco dos Santos Silva. Na outra ponta, estavam Jair Reinheimer, Paulo Gomes, Maximiliano de Souza e Paulo Tigre (estes dois últimos, vereadores). Em um acordo, Max e Jair abriram mão da candidatura em apoio à Paulo Tigre.

Após o processo, indicação política feita pelo atual vereador Paulo Tigre acabou exonerada do cargo de chefe de gabinete do prefeito, Faisal Karam. Dina de Azevedo, que era assessora de Paulo Tigre, acabou afastada menos de 24 horas após a convenção interna do PMDB de Campo Bom. Nos bastidores, o acordado era que Paulo Tigre abrisse mão da candidatura na convenção, fato este que não se concretizou.