Nova Hartz disposta a ajudar nas eleições e questionamentos na educação

Sessão do dia 6 também contou com homenagem a uma empresa local Foto: Câmara de Nova Hartz

Nova Hartz – No Plenário Getúlio Dornelles Vargas, de Nova Hartz, realizou a 40ª sessão ordinária de 2023. O encontro ocorreu na noite de segunda-feira (6), e tratou de novidades no aspecto eleitoral, mudanças na educação e outros temas.

 

Através de uma Lei Municipal, apresentada pelo Poder Executivo, o município autorizou o ato de firmar convênio com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul. A medida diz respeito ao Cartório Eleitoral de Sapiranga pois, com a mudança, Nova Hartz poderá ceder funcionários, carros e outros materiais para auxiliar no processo de recadastramento biométrico, bem como na realização de eleições. Em contrapartida, o TRE prestará melhores serviços ao eleitorado, agilizando procedimentos e levando serviços a locais de difícil acesso.

Já no quesito educação, os nova-hartzenses discutiram o tema “fechamento de turmas e trocas de turnos em escolas da rede municipal para 2024”. Com questionamentos enviados na forma de Pedido de Informação, a Câmara solicita à prefeitura quais escolas passam por mudanças para o próximo ano, como isso está sendo divulgado e outros detalhes de interesse comunitário.

Recesso escolar?

Também na temática educacional, os vereadores requerem respostas sobre o período de recesso escolar. Através de um novo Pedido de Informação, a Casa busca informações sobre um possível recesso que estaria ocorrendo em novembro, o que motiva este cenário e alguns de seus desdobramentos, tanto para os estudantes como para os pais e responsáveis. As dúvidas se estendem para indagar o direito das crianças e adolescentes diante deste acontecimento, o planejamento das famílias, então afetados com esta pausa no ensino, e a legitimidade deste ato.