Modernização administrativa: ações implantadas e o que está por vir

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Sapiranga – A partir do objetivo de investir em novas soluções tecnológicas para melhor atender a comunidade e facilitar os serviços no Centro Administrativo, o atendimento ao cidadão foi reformulado, com nova estrutura física, sistemas informatizados e comunicação visual, resultando em uma drástica diminuição de filas e do tempo de espera de atendimento, proporcionando maior conforto e segurança ao cidadão.

Desde janeiro de 2019, quando o novo sistema foi implantado, foram atendidas mais de 45.500 pessoas, com destaque para 19.634 atendimentos na área de Protocolo Geral, 13.415 atendimentos na área de Dívida Ativa e 6.753 atendimentos na área de Desenvolvimento Econômico.

Outro serviço diferenciado e com grande agilidade oferecido pela Administração, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, é a Junta Digital. Implantado no ano passado, o serviço atende empresários e profissionais de contabilidade que precisam encaminhar processos de abertura, alterações e extinções de empresas. Desta forma podem realizar suas demandas de maneira ágil e sem necessidade de deslocamento para Porto Alegre ou outro município da região. O escritório regional da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) atende a comunidade empresarial junto a Sala do Empreendedor no Centro Administrativo.

Para o ano de 2020, a Central de Atendimento passa a operar também em ambiente virtual com o desenvolvimento de aplicativo para disponibilização de serviços on-line.

A Administração Municipal implantou o Sistema de Atendimento (SGA) para melhor acolher o cidadão que procura a Prefeitura, e destaca que o diferencial do SGA está na destreza que ele proporciona, agilizando e qualificando os serviços, além de melhorar a gestão municipal.

A Administração sempre busca ações para melhorar a qualidade de vida dos sapiranguenses. Uma delas é investir em novas soluções tecnológicas para melhor atender a comunidade, além de facilitar os serviços. A implantação do novo sistema realizado pelo Departamento de TI (Tecnologia da Informação), utiliza um software livre adequado às necessidades da Prefeitura. Com a nova forma de atendimento (Totem digital), o cidadão verifica qual departamento deseja atendimento (Protocolo Geral, Dívida Ativa, Tesouraria, Incentivo Empresarial, Cadastro Imobiliário, ISS, Rede Sim/MEI, Turismo, Planejamento ou Gabinete).

Hoje, o suporte ao cidadão oportuniza a análise dos atendimentos realizados, os setores mais utilizados, em quanto tempo foi realizado o serviço e qual foi a demanda do dia. O funcionamento é de forma simples e resolutivo.