Lideranças chamam atenção e reforçam pedido para que o pleito ocorra de forma democrática

Domingo do pleito será de trabalho intenso junto à Justiça Eleitoral de Sapiranga e de toda região Foto: Melissa Costa

Região – O comando do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Sapiranga, já está se organizando para o policiamento ostensivo no final de semana da eleição municipal. No domingo, principalmente, haverá reforço no policiamento nas cidades de abrangência e competência da corporação e a expectativa é de que o pleito ocorre de forma ordeira, democrática e sem cometimento de crimes eleitores ou relacionados. O major Pedro Alexander Beron da Cunha destaca que os policiais estarão atuando de forma ostensiva, visando o bom andamento do pleito nos municípios. “Para tanto, pedimos que tantos os eleitores como os candidatos sigam as orientações, tanto em relação a pandemia, com uso de máscara, álcool gel e caneta própria para votação, quanto a possíveis excessos. Queremos que seja um dia democrático, onde todos possam votar tranquilamente”, disse o major, fazendo um pedido e alerta para os momentos finais da eleição, quando ocorre um dos momentos mais tensos: a contagem dos votos e definição dos próximos prefeitos e vereadores dos municípios. “Para quem vencer, nosso desejo é que ocorra uma festa ordeneira, democrática e sem excessos. Assim, como pedimos, que, independente do resultado nas cidades, as pessoas aceitem que vivemos em uma democracia e respeitem o que for definido”, disse ele, se referindo a uma solicitação para não haver discussões ou confusões após os resultados finais do pleito de 2020.

 

Boca de urna está proibida no dia de eleição e crime pode ser denunciado por todos

Conforme material divulgado pela Justiça Eleitoral de Sapiranga, com o intuito de orientar e conscientizar a população, um dos itens do informativo é de que está proibida a boca de urna no dia da eleição. “É proibida. no dia da eleição, a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna (distribuição de santinhos) e a divulgação de qualquer tipo de propaganda de partidos ou de seus candidatos”, cita o material. Além disso, está proibida a realização de novas postagens e de impulsionamentos de publicações anteriores no dia da eleição. “Também é proibido espalhar material de campanha no local da votação ou em vias próximas (derrame de santinhos), ainda que realizada na véspera da eleição, podendo, em ambos os casos, configurar crime”. Todos estes casos citados, se forem flagrados pela comunidade, podem ser denunciados junto aos órgãos competentes e os responsáveis poderão ser penalizados.

 

Para os eleitores

Para os eleitores, no dia do pleito, é permitido o uso de camiseta, bandeiras, broches, dísticos e adesivos de candidatos, inclusive quando do ingresso em locais de votação, desde que a manifestação do eleitor seja individual, espontânea e silenciosa. A justiça eleitoral também chama a atenção para os conteúdos divulgados pelos eleitores nas redes sociais, lembrando que fake news é crime, assim como ofender, caluniar e divulgar fatos que não condizem com a verdade. A expressão de opinião é livre, mas deve ser feita de forma coerente, independente de siglas, sem ofensas, calúnias e difamações.

Sobreaviso se necessário

O delegado Fernando Branco, da Delegacia de Polícia de Sapiranga, conta que o final de semana não deverá se distanciar muito da normalidade da Polícia Civil. Segundo ele, haverá uma regime de sobreaviso e, caso seja necessário, a equipe será acionada para atender eventuais ocorrências.