Legislativos voltam ao trabalho

Campo Bom – Na volta do recesso os vereadores apresentaram duas propostas para aperfeiçoar políticas públicas: uma é voltada à família e outra à mulher. Jair Wingert (PSB), sugeriu ao prefeito a criação da Secretaria de Amparo e Defesa da Família. Na justificativa, o vereador alega que a desagregação da família gera distúrbios sociais no país inteiro.
Quem também encaminhou um pedido para aprimorar a gestão pública foi Valter Fernandes (PCdoB). Após observar algumas ações em Novo Hamburgo voltadas à mulher, ele apresentou anteprojeto para a criação de um Conselho Municipal de Políticas Públicas da Mulher de Campo Bom.
Outra proposta apresentada, desta vez na área
do comércio de serviços, busca regular o uso de fogos de artifício. A proposta tem como base a tragédia de Santa Maria.
As três propostas foram encaminhadas às comissões e deverão ser votadas na próxima sessão, que ocorre na próxima segunda-feira (11).

Araricá – O presidente da Câmara de Vereadores de Araricá, Maximiliano Gomes da Silva (PP) colocou em leitura na sessão de segunda-feira (04) o projeto de lei do legislativo 01/2013, que estabelece homenagem à Ardi Darcy Schmidt, que foi vice-prefeito e vereador do município. O objetivo, de acordo com Max, é colocar o nome de Ardi na nova escola de educação infantil do município, que será inaugurada em breve. “Ardi foi um cidadão que muito nos orgulhou”, frisou Max.

Nova Hartz – A Câmara de Vereadores de Nova Hartz aprovou por unanimidade, na sessão de segunda-feira (04), a renovação do convênio com a Sociedade Beneficente Sapiranguense. A parceria com o Hospital de Sapiranga prevê o repasse de R$50 mil mensais do município nova-hartense e em contrapartida, a instituição de saúde fica responsável por garantir cirurgias e o atendimento aos cidadãos de Nova Hartz.

Sapiranga – Após um mês de recesso, os vereadores de Sapiranga voltaram às sessões na última terça-feira (05). Entre os projetos de lei votados e aprovados por unanimidade estão a Lei nº 25/2013, que autoriza o poder executivo municipal a contratação emergencial de três Técnicos de Enfermagem e a Lei nº27/2013, que permite ao poder executivo celebrar convênio (renovação) com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RS, juntamente com a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural – Ascar.
Outro projeto de Lei aprovado por 14 votos a 1, foi o local onde deve ser instalada a Unidade de Pronto Atendimento 24hs (UPA 24h). Anteriormente, a obra seria realizada na Rua João Luderitz, mas agora deve ser feita na Avenida Mauá, visando beneficiar a população pela localização central no município e vias de acesso facilitadas.
Requiremento do Presidente da Câmara, Gilberto Goetert (PP), também firmou que a próxima sessão, no dia 11/03, será de homenagem ao Dia Internacional da Mulher.