Legislativo de Campo Bom agora conta com a Procuradoria da Mulher

Foto: Guto Vargas/CMVCB

O encerramento das atividades legislativas de março foi especial na Câmara de Vereadores de Campo Bom. No mês dedicado a celebrar a importância das mulheres na sociedade, foram realizadas duas sessões (solene e ordinária) onde o protagonismo feminino foi evidenciado através de uma homenagem intitulada “Elas Fazem História” e também na entrega do Troféu Mulher Cidadã. E na tarde desta quinta-feira, 31, foi instalada a Procuradoria da Mulher do Poder Legislativo de Campo Bom. O evento foi prestigiado pelas três vereadoras titulares, Professora Gênifer Engers (PDT), Professora Sandra Orth (PSDB) e Kayanne Braga (MDB); pela vereadora suplente em exercício, Anita Schneider (MDB); pela primeira-dama, Katia Palmeiro Orsi; e por demais mulheres com cargos representativos em entidades e órgãos da cidade e região. Os vereadores Professor Jéferson Nunes (PDT), Alexandre Hoffmeister (Progressistas) e Victor Souza (PCdoB) também acompanharam a instalação da Procuradoria da Mulher.

A vereadora Sandra foi escolhida para ser a procuradora do novo espaço. Gênifer e Kayanne atuarão como procuradoras adjuntas, enquanto a servidora Gabriela Orsi Cambruzzi será a assessora jurídica da Procuradoria.

 Elas disseram

A primeira-dama, protagonista em diversas ações em defesa das mulheres, não escondeu sua satisfação em ver concretizada a instalação da Procuradoria da Mulher e informou que movimentações já estão ocorrendo. “Já tive uma reunião com a vereadora Sandra, já temos projetos para desenvolver e parabenizo a todos que fizeram esse momento se tornar realidade”, disse Kátia.

Em suas manifestações, as vereadoras enalteceram o momento histórico realizado pelo Legislativo, assim como a relevância do novo instrumento de apoio às mulheres. “A instalação da procuradoria é um avanço importante para nossa cidade”, resumiu Anita. “Eu tenho certeza que grande parte do eleitorado campo-bonense vibra junto conosco essa conquista”, acrescentou Kayanne. Primeira vereadora a ocupar o cargo de procuradora, Sandra exaltou a inovação implementada pelo Legislativo. “Esse momento é único e representa uma conquista de um sonho que vem sendo trabalhado há muito tempo”, pontuou. “A estrutura de apoio as mulheres que o município oferece é muito boa e o nosso objetivo é melhorar ainda mais”, completou. A vereadora Gênifer, primeira mulher na história de Campo Bom a presidir o Legislativo, também demonstrou sua satisfação em poder entregar o espaço da procuradoria para a comunidade. “A procuradoria é mais um espaço para que as mulheres sejam ouvidas, sejam acolhidas e possam estar em segurança fazendo tudo aquilo que elas precisam fazer”, citou. “Queremos fazer a diferença na vida das mulheres, oferecendo acolhimento, apoio e pensando em políticas públicas para transformar vidas e aumentar a participação das mulheres em todos os espaços”, finalizou Gênifer.

Saiba mais

O novo espaço, dedicado a atender as mulheres da cidade, objetiva contribuir para a redução da desigualdade de gênero na cidade, como instrumento de fortalecimento da democracia, aproximando as cidadãs da participação política perante o poder público, fazendo com que a sociedade civil organizada e, também, no conjunto das suas ações possam ser agentes participativos e ativos. A Procuradoria da Mulher pretende ainda combater a violência e a discriminação contra as mulheres, qualificar os debates de gênero e receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias e anseios da população. A criação e implementação de políticas para as mulheres, a promoção de debates, palestras, seminários e audiências públicas também serão algumas das funções deste espaço.

A Procuradoria da Mulher atenderá de segunda a quinta-feira das 12h30 às 18h30 e nas sextas-feiras das 7h30 às 13h30. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail procuradoriadamulher@camaracb.rs.gov.br ou pelo telefone 3598-4500.