Instalação de empresa chinesa em Nova Hartz termina em bate-boca entre vereadores

Tensão de campanha | Governistas dizem que é puro factoide. Oposição fala em dor de cotovelo e critica desemprego na cidade

Nova Hartz – Uma informação publicada no site institucional do Governo do Rio Grande do Sul na semana passada (ver imagem abaixo à direita), tem gerado debates acirrados no Município. O ponto de discórdia entre os governistas (bloco formado por PT, PDT e PSB) e a oposição (bloco liderado pelo PMDB) é a notícia de que uma empresa chinesa estaria prestes a se instalar no Município.

Entretanto, ao contrário de situações semelhantes na região, os investidores ainda não teriam procurado os técnicos e membros da Prefeitura de Nova Hartz para anunciar o projeto de implantação da empresa. Normalmente, quando empresas com capital estrangeiro pretendem se instalar nos municípios, as direções costumam comunicar as prefeituras de seus planos, caso da Fluxo Confecções, instalada na área Industrial Norte, em Campo Bom e que passou a produzir calçados na região.

Para o vereador e líder do governo na Câmara, Valentin Melo de Thomaz (PT), no período eleitoral o PMDB sempre costuma criar fatos inverídicos. “Na campanha anterior, iriam trazer a Brahma, agora, uma empresa chinesa”, recordou.

Contexto dos fatos

A empresa, Dowill Industry Limited, teria informado ao governo estadual que possui interesse em investir R$ 20 milhões na instalação de uma unidade industrial em Nova Hartz. Inclusive, haveria negociações para a aquisição de um galpão de seis mil metros quadrados (área da antiga Mizzou) para a implantação da indústria que produz laminado sintético básico de poliuretano, matéria-prima utilizada na fabricação de calçados, bolsas e na indústria moveleira. A sede da empresa fica em Hong Kong, na China.

Entenda as razões para a discussão entre lideranças

No dia 10 de agosto, o governo estadual publicou uma reportagem sobre a possível instalação de uma empresa chinesa em Nova Hartz. Porém, dias após a publicação, o material foi retirado do site. A Prefeitura de Nova Hartz, em contato com a Sala do Investidor do Governo do Estado, colocou o Município à disposição para auxiliar a possível empresa que teria iniciado negociações para adquirir um galpão de 6 mil metros de área construída. Porém, a Prefeitura alega que recebeu a informação de que não poderiam ser concedidas informações sobre o caso, pois era sigiloso.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664