Incentivo ao esporte e turismo em debate na Câmara de Nova Hartz

Na sessão ordinária realizada pela Câmara de Vereadores de Nova Hartz na segunda-feira (11), entre os diversos assuntos em pauta, os vereadores debateram a expansão do turismo na cidade e também em relação ao incentivo de atividades esportivas e culturais. Esse tema, inclusive, foi externado através de projeto de lei pelo vereador Adriano Ferreira (Progressistas). Na sugestão encaminhada ao Poder Executivo, o parlamentar apresenta uma proposta para criação do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura e ao Esporte.

Em sua justificativa, Adriano defende a instituição do programa através do auxílio financeiro para entidades que representem de alguma maneira o município em eventos e competições em outras cidades e estados. Ainda segundo a justificativa, expoentes municipais, seja na área cultural ou esportiva, encontram imensa dificuldade na arrecadação de recursos financeiros para participação em eventos e competições, regionais ou nacionais e diante disso,      o projeto prevê, através de um meio viável e legal, que o município possa investir nos talentos que a cidade possui. O projeto de Adriano sugere que os valores sejam repassados para custeio de transporte, alimentação, hospedagem, serviços de terceiros, taxas, encargos e equipamentos.

A matéria segue agora para análise do Poder Executivo que analisará a viabilidade de implementação da proposta.

 

Recursos para saúde e infraestrutura

Além do encaminhamento do projeto sugestivo de incentivo ao esporte e infraestrutura, a sessão realizada pelos vereadores de Nova Hartz também contou com a aprovação de projetos encaminhados pela Prefeitura. Nas solicitações de abertura de créditos especiais, destaque para valores de R$ 300 mil na área de saúde e R$ 389 mil na área de infraestrutura. Os recursos para área de saúde são oriundos Governo Federal, fruto de encaminhamento de emenda parlamentar. Já os valores de infraestrutura são resultados de projetos encaminhados pela Prefeitura ao Governo do Estado para adesão ao programa de recuperação de espaços esportivos. Moções e requerimentos também passam por análise e aprovação dos vereadores.

 

Vereadores falam sobre turismo, esporte e cultura

Adriano Ferreira, vereador do Progressistas. “Esse projeto vai abraçar os artistas e os esportistas de nosso município. Falar em esporte, cultura e educação é importante e farei isso até o meu último dia de mandato. E também vou debater sobre ações do município”.

Vagner Adalberto Surkampf, vereador do PSB. “A gente começa a ver esses primeiros passos em relação ao turismo que são importantes e tomara que logo nós possamos ser uma referência em turismo dentro do Rio Grande do Sul”.

 

Jaques Scalcon, vereador do PSDB. “O apoio a cultura e ao esporte é muito importante. Acompanhamos de perto as carências dos nossos atletas e grupos culturais. Nada mais justo que o município apoiar esses artistas e profissionais do esporte”.

 

 

 

Juliano Borges Peres, vereador do Progressistas. “Turismo é diversificar a economia. Muitos empresários estão investindo para atrair hóspedes ao município. Campo de golf, cervejaria já foram construídas e isso traz mais pessoas a conhecerem a cidade”.